Avaliação no 2.º período na Escola Secundária Carlos Amarante
Ideias
2016-12-28 às 06h00
Começo esta crónica, desejando a todos os leitores, que esta quadra Natalícia, tenha decorrido com as maiores Felicidades!
Vou abordar novamente, mas nunca é demais, a questão dos resíduos de embalagens durante esta quadra festiva.
Apesar massificar o apelo ao civismo dos cidadãos, para que seja notório durante a época de festas, durante a qual há um consumo exponencial que se vai traduzir em toneladas e toneladas de resíduos, produzidos em poucos dias, mais uma vez assistimos a alguns casos de falta de cuidado.
Apesar dos esforços da Braval em recolher o máximo possível, no dia 25 de dezembro havia já junto aos ecopontos um acumular de caixas e sacos de papel cheios de embrulhos, apesar dos ecopontos não estarem cheios, apesar da larga maioria o fazerem, ainda há pessoas que não fizeram um esforço para colocar os resíduos no seu interior, com todos os inconvenientes que tal acarreta: visuais, possibilidade de serem espalhados na via pública e felizmente, está o tempo seco, caso contrário o papel ficaria desfeito com a chuva.
Também questiono sempre se guardamos tanto tempo os presentes à espera da noite de Natal, porque não guardar os embrulhos mais algum tempo? Ao levá-los ao ecoponto, caso este já se encontre cheio, não poderá procurar outro ecoponto próximo que não esteja cheio ou aguardar mais um pouco até que a recolha seja efetuada?
Aquando da separação, deverá verificar se não há embalagens que poderá guardar para reutilizar no futuro. A reutilização destes materiais irá provocar uma diminuição da quantidade de resíduos colocadas na rua durante a época festiva.
A Braval fez um esforço para minimizar os problemas do aumento exponencial de resíduos, próprio desta época, fazendo a recolha dos ecopontos nas zonas mais populosas, no dia 23 para que os ecopontos estivessem livres para receber resíduos nos dias seguintes ao Natal, repetindo esta recolha durante antes das festas de Ano Novo.
No entanto, poderá receber mais uma prenda em troca dos seus resíduos recicláveis. Se levar ao Ecoparque Braval os seus resíduos, receberá um kit ecoponto que inclui: um saco-ecoponto, uma Agenda 2017 e um guia da reciclagem. Poderá entregá-los a qualquer dia e hora, de 26 de dezembro a 6 de janeiro. A oferta é limitada a um kit por pessoa.
Ao guardar os seus resíduos e levá-los à Braval, para além de serem encaminhados para reciclagem, irá diminuir as quantidades de resíduos colocados na rua e nos ecopontos, durante a época festiva.
As ruas da cidade também são a sua casa, procure mantê-las limpas nesta época festiva, oferecendo, assim, um presente ao Ambiente.
Desejo a todos os leitores a Continuação de Boas Festas e um Bom Ano de 2017!
E lembre-se:
Ajude-nos, ajudando-se!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário