Correio do Minho

Braga, segunda-feira

O nosso património... XV edição

Bernardo e Maria

Escreve quem sabe

2019-06-25 às 06h00

Margarida Pereira

Durante o próximo mês de Julho a JovemCoop, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Victor, irá realizar a XV edição d”O Nosso Património”. Esta atividade visa preencher as manhãs dos jovens participantes dando a conhecer a história da cidade, em geral, e da freguesia de S. Victor, em particular.

Com início no dia 1 de Julho, são inúmeras as atividades que os participantes, sempre acompanhados por monitores, irão executar. Por um lado, vão visitar os locais mais emblemáticos da cidade, como é o caso do Museu D. Diogo de Sousa, que retrata as origens da cidade, da Capela de Guadalupe e até do Recolhimento das Convertidas, monumento classificado, mas que tem ainda o seu destino por desvendar. Por outro lado, os jovens integrados nesta atividade irão, também, conhecer os recantos da freguesia que passam alheios aos mais distraídos, como as alminhas e fontanários, a própria via XVII que, apesar de central, poucos lhe dão o devido destaque, ou até alguns monumentos e igrejas, como, por exemplo, a Capela do Senhor do Alecrim. Independentemente da classificação ou do estado de conservação, todos os locais serão registados e, quando possível, inventariados no seu interior para que possamos acompanhar a evolução dos mesmos ao longo do tempo. Munidos de máquinas fotográficas, fitas métricas e fichas de registo detalhadas, os jovens integrantes nesta atividade irão salvaguardar informações importantes, para um acompanhamento da história dos locais.

Tal como vem sendo hábito, o património desaparecido será também recordado no decorrer do mês de Julho, pois defendemos que ao relembrar os erros cometidos no passado iremos refletir na salvaguarda do que resistiu a tantos anos de história, mas vê o seu fim ditado.
Nos últimos três dias de atividade saímos da freguesia de S. Victor e realizamos um acampamento numa área periférica para que todos possam estar em contacto com a natureza, numa era em que, infelizmente, cada vez mais se valoriza o betão. São muitos os participantes que realizam o seu primeiro acampamento nesta atividade, o que nos deixa orgulhosos, pois estamos a gerar memórias e valores que jamais serão esquecidos.

Neste invulgar campo de férias, que celebra este ano a décima quinta edição, pretendemos convidar os jovens a conhecer a nossa história, a nossa identidade, de forma leve, divertida e original, combatendo o sedentarismo que enche o quotidiano de todos. Consideramos que todos precisamos de fazer um balanço entre as tecnologias que, ironicamente, cada vez nos isolam mais, e a verdadeira comunicação entre gerações, criando assim novos laços de amizade. Desta forma iremos ainda trabalhar consciências para que os jovens de hoje, que serão os adultos de amanhã, aprendam a ser agentes participativos na vida política da cidade, não permitindo que o destino da cidade fique apenas por mãos alheias. Já são alguns os exemplos de que o povo se faz ouvir quando realmente o assunto importa, pois tais ações salvaguardaram as Sete Fontes, o Recolhimento das Convertidas e lutam agora pela preservação da Fábrica Confiança, que desde a primeira edição é um local integrante no programa.

Caso tenha interesse nesta nossa atividade, as inscrições decorrem até ao dia 28 de Junho e podem ser feitas na Junta de Freguesia de S. Victor ou pelo e-mail info@jovemcoop.com. Os participantes devem ter entre os 12 e os 17 anos e as atividades decorrem de segunda a sexta, das 9h30 as 12h30, sempre com partida e chegada na Junta de Freguesia que nos acolhe. Caso tenha mais de 18 anos, e deseje participar, temos o desafio certo para si. Pode juntar-se à equipa de monitores, enviando para isso um e-mail para a JovemCoop com o nome, idade, e contacto.
Despedimo-nos desejando umas boas férias a todos, certamente que nos iremos encontrar neste período de pausa lectiva. Contudo, sugerimos que siga as nossas atividades através das redes sociais, acompanhando assim o diário de bordo pelos jovens integrantes nesta atividade. Quanto a nós, esperamos voltar em Setembro a este espaço de reflexão.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.