Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

O Novo Ano Escutista

Chegou uma banda desenhada de sucesso...

O Novo Ano Escutista

Escreve quem sabe

2019-09-27 às 06h00

Carlos Alberto Pereira Carlos Alberto Pereira

Entram em vigor, no Corpo Nacional de Escutas, as normas regulamentares aprovadas pelo conselho nacional de representantes, realizado no dia 16 de junho de 2018, no que se refere aos anos escutista e económico da associação, que, a partir deste ano, coincidem com o mesmo espaço temporal, situado entre o dia 01 de outubro próximo (início) e o dia 30 de setembro de 2020 (encerramento).
Assim, a elaboração e aprovação do plano de atividades e orçamento, bem como do relatório de atividades e contas obedecerão a nova calendarização, nos termos dos artigos 69º e 70º do regulamento geral, respetivamente, sendo ambos os documentos elaborados, em setembro e outubro, e aprovados, o primeiro, até ao dia 15 de outubro e o segundo até ao final deste mês.

Se, por um lado, estas normas implicam a quebra das rotinas instaladas, por outro, serão uma oportunidade de sairmos da nossa “zona de conforto”, de quebramos o status quo existente há longos anos, e de ousarmos fazer mais e melhor, vencendo inércias e acomodações. Devemos ter consciência que vários problemas, de ritmo e de tempos “do fazer”, vão perturbar a nossa ação, mas como em tudo, no escutismo e na vida, temos de encarar os problemas, estes ou outros, como desafios a vencer e como momentos de partilha e aprendizagem, isto é, enriquecedores da nossa própria formação.

Uma nota para referir que o censo anual não sofreu nenhuma alteração, continuando a ser realizado com o mesmo calendário, tendo como data de referência o dia um de janeiro e prolongando-se até ao mês de maio (artº 65º).
No agrupamento de Ferreiros temos por tradição, terminar o ano escutista com um acampamento de agrupamento (ACAGRUP), no mês de julho. Este ano, aproveitamos para o realizar no novíssimo Centro Escutista “O Apeadeiro”, situado no lugar do Monte, na união de freguesias de Celeirós, Aveleda e Vilaça, e como se encerrava 76º aniversário do agrupamento, optamos pelo mês de agosto, dias 2, 3 e 4, para coincidir com a data do primeiro acampamento deste agrupamento, durante o qual se realizaram as primeiras promessas de escuteiros, nos idos dias dois e três de agosto de 1943. Relendo as notícias publicadas no “Jornal de Notícias”, na sua edição do dia 4.out.1943, sob o título, “em Braga Vida escutista”, e, no dia 5, no “Diário de Minho”, sob o título “O C.N.E. em Ferreiros” e subtítulo “A Inauguração da Patrulha Pedro Álvares Cabral”, podemos “ver” quão diferentes são os tempos e as vivências.

Setenta e seis anos depois, o programa de atividades alternou entre atividades por Secção e outras onde Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros se organizaram em pequenos grupos intergeracionais, visando, na primeira situação, a aplicação do programa educativo de cada Secção e, na segunda, aprofundar a construção da comunidade escutista local, tendo em atenção a temática geral deste ACAGRUP “Construir Comunidade”, o mesmo foi encerrado com um almoço partilhado, para o qual os pais dos escuteiros foram convidados.
Por sua vez, o novo ano escutista abriu com a participação do agrupamento na festa de Nossa Senhora de Misericórdia que se celebra, anualmente, na paróquia, no primeiro fim de semana de setembro.
À qual se segue o acampamento de Guias das II e III Secções para organização destas Secções e elaboração das suas linhas programáticas, normalmente realizado, e este ano não se fugiu à regra, no paradisíaco Centro Escutista da Apúlia.
Na Região de Braga, a abertura do ano escutista “Arae2019” será realizada no dia 13 de outubro, na cidade de Guimarães, subordinada ao tema Semear para os Outros!, inspirado na vida da Rainha Santa Isabel.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

25 Fevereiro 2020

Acordo UE-UK. O fator Boris

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.