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O papel determinante do (nosso) Projeto Educativo

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O papel determinante do (nosso) Projeto Educativo

Voz às Escolas

2024-11-13 às 06h00

Artur Monteiro Artur Monteiro

“Sentimos, logo aprendemos.”
Immordino -Yang e Damásio (2007)

Pensar a escola, nos tempos de hoje, exige uma reflexão profunda sobre o seu papel na sociedade. Numa sociedade em constante mudança, cabe à escola promover o desenvolvimento global dos alunos e dotá-los de valores e competências que lhes permitirão ser cidadãos autónomos, pró-ativos, responsáveis, com espírito solidário e conscientes dos seus direitos e deveres, em suma, cidadãos do futuro, preparados para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais global e tecnológico.
Nesse sentido, o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso (AEAMC) pretende ser um guia de boas práticas, mas, acima de tudo, ambiciona dotar o Agrupamento de uma cultura de identidade própria, reconhecida pelo seu humanismo, pela sua capacidade de aceitar as diferenças, de gerar equidade de oportunidades na comunidade educativa e de ser fator de união entre os seus diversos intervenientes.
Enquanto entidade de serviço público, pretendemos continuar a construir uma escola que promova o sucesso integral do aluno, ou seja, aquela que não só aposte na qualidade da sua aprendizagem, mas também reforce o seu desenvolvimento emocional e o seu bem-estar; uma escola alicerçada em valores que abraçam a solidariedade, o respeito pela diferença, a adaptabi- lidade à mudança, a sustentabilidade, e que aposte no desenvolvimento de competências para a vida enquanto fator determinante de inclusão, igualdade e participação na sociedade em que se está inserido.
Com o atual Projeto, aspiramos ao desenvolvimento integral do aluno, nomeadamente a dar resposta às expectativas e necessidades de cada criança e proporcio- nar-lhe um espaço de aquisição de múltiplas literacias e de participação construtiva, que lhe permitam ser um cidadão autónomo, empreendedor, feliz e empático, dotado de espírito crítico, capaz de intervir, opinar, decidir, adaptar-se e integrar-se, respeitador de diferentes perso- nalidades e projetos individuais, por forma a desenvolver todo o seu potencial, atingir as suas metas e ser o que sempre sonhou.
A nossa intenção é trabalharmos na construção de um Agrupamento que seja Espaço de Aprendizagem, Espaço de Inclusão e Participação e Espaço de Bem-estar.
A articulação com entidades externas à escola assume, no desenvolvimento de projetos, um papel fundamental, dado que os alunos aprendem através de desafios da vida real, que vão para além da sala de aula e da escola, tomando consciência de que as suas decisões e ações contribuem não só para o seu futuro individual, mas também para o futuro coletivo. A oferta é igualmente muito rica, pelo que se impõe articular e potencializar. A articulação com as autarquias locais e o município afigura-se como uma prática privilegiada pelas nossas escolas.
Pretende-se fortalecer o reconhecimento do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso como unidade de sucesso, assente em práticas educativas de qualidade, espaço de aquisição de múltiplas literacias e linguagens que permitirão aos alunos uma constante aprendizagem ao longo da vida. Este é um Agrupamento que reconhece e premeia o Mérito, que assegura mecanismos de participação ativa por parte dos seus elementos, que incentiva a cooperação, a solidariedade e a intervenção dos alunos no meio escolar e na comunidade e que dá aos seus membros as ferramentas tecnológicas imprescindíveis para apreender o mundo, aceder à informação e interagir em pleno século XXI.
Num mundo em permanente mudança, com transformações profundas e reais, o Agrupamento pretende manter o compromisso de apoiar o desenvolvimento global dos alunos, para promover cidadãos participativos, críticos, corajosos e empreendedores, que contribuam de forma positiva para a sociedade e que sejam capazes de se adaptar ou de fazer face à imprevisibilidade nas mais diversas situações.
A nossa missão será continuar a prestar um serviço de excelência, uma educação com e para os afetos, que promova as aprendizagens de qualidade, a inclusão, a cidadania, a participação e o bem-estar de todos, garantindo um desenvolvimento em todas as dimensões – intelectual, moral, afetiva e social; uma escola reconhecida pela comunidade em que se insere e da qual faz parte; um Agrupamento de referência que continua, em linha com o Projeto Educativo anterior, a encorajar e a promover níveis de desempenho ótimos e de bem-estar na escola, na família e na comunidade.
Numa visão integradora da educação, de pendor humanista, que permita a cada aluno construir “caminhos personalizados de aprendizagem” (PASEO) e realizar o seu projeto pessoal de vida, o Agrupamento assenta a sua ação educativa em alicerces como a Qualidade do Conhecimento; o Incentivo à Participação Ativa e à Autorreflexão; o Respeito pelo outro; a Inclusão, a Igualdade de Oportunidades; a Promoção da Solidariedade; a Sustentabilidade e a Cidadania.
Este não é um mero documento construído apenas para o cumprimento de um disposto legal, mas um guião para uma ação concertada por todos os atores da comunidade educativa.

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