Correio do Minho

Braga, quinta-feira

O peso do Eixo Atlântico

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-05-02 às 06h00

Paulo Monteiro

Nos últimos anos, a actividade e o trabalho desenvolvido pelo Eixo Atlântico têm sido brilhantes e a ligação do Norte de Portugal com a Galiza é demonstrativa de que não precisamos de fronteiras e que somos mais ‘irmãos’ do que aquilo que imaginamos...
Não tenho dúvida nenhuma de que o grande impulso, em relação a Braga, no Eixo Atlântico, foi dado com a entrada de Ricardo Rio na autarquia bracarense. Desde a primeira hora que a dinâmica do Eixo mudou, foi ‘reactivada’, e teve (e tem), também, no seu secretário geral, Xoan Mao, uma continuidade e um trabalho de louvar.

Somos, grupo Arcada Nova, suspeitos, mas temos trabalhado, e muito, em conjunto com o Eixo Atlântico em diversas iniciativas, sendo a maior a Conferência anual que realizamos e que, nos próximos dias, iremos dar todas as novidades da edição deste ano.
Mas o Eixo faz muitos outros trabalhos invisíveis e, por isso, a sua importância vai para lá dos holofotes das televisões, das rádios ou dos jornais.

A um desses trabalhos tenho obviamente que tirar o chapéu... É que o Eixo vai promover intercâmbios escolares para dar a conhecer às crianças e jovens o património das cidades e das vilas do Norte de Portugal e da Galiza. Esta iniciativa começa já no próximo ano lectivo e vai possibilitar que as crianças e jovens do lado de cá conheçam as cidades e as vilas do lado de lá... Vão conhecer a cultura, a história, a gastronomia... e conviver com jovens da mesma idade. Uma excelente ideia. Aliás, esta partilha entre o Norte de Portugal e a Galiza é soberba. Exemplar. E não me canso de o repetir e de dar como exemplo as muitas partilhas que já são feitas a nível de cidades vizinhas entre os dois países...
Parabéns Eixo!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.