Correio do Minho

Braga, quarta-feira

O poder das freguesias

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Voz às Freguesias

2017-01-10 às 06h00

Orlando Gomes

Neste primeiro artigo, porque estamos a iniciar um novo ano, inicio esta narrativa por saudar todos os leitores do ‘Correio do Minho’ desejando, naturalmente, que este seja um ano de enormes sucessos pessoais. Nesta minha primeira missiva gostaria de me centrar no papel das freguesias como pilar essencial na nossa vida democrática sendo que, nem sempre, lhe é dado o destaque que é devido. Mais do que passar atestados, requerimentos ou certidões as Juntas de Freguesia, sobretudo as que se encontram mais distanciadas do “casco urbano”, tem um papel absolutamente fundamental na vida dos seus cidadãos.

Não raras vezes somos surpreendidos por pedidos de auxílio que extravasam, e muito, as competências que a Lei confere como nossos serviços. Tão ou mais importante se torna quando, fruto de uma reforma administrativa do poder local, muitas destas freguesias foram “agregadas” aumentando as nossas responsabilidades sem que para isso tivessem sido acauteladas medidas de apoio para fazer face a esta nova realidade.

Temos hoje, enquanto titulares de cargos políticos de “primeira intervenção”, preocupações constantes sem que isso se traduza numa “profissionalização” do estatuto de Presidente de Junta, ou de qualquer membro do executivo. Penso que seria fundamental, para não dizer decisivo, que o poder central pensasse nesta problemática. As Juntas de Freguesia, na minha opinião, não têm medo do trabalho, nem tão pouco dos desafios que se lhes deparam, mas tem parcos, ou inexistentes, recursos para fazer face a todas as situações que vão aparecendo.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Freguesias

26 Julho 2017

O Sorriso

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.