Correio do Minho

Braga, terça-feira

O primeiro dia de aulas

Confiança máxima

Escreve quem sabe

2012-09-11 às 06h00

Cristina Palhares

O primeiro dia de aulas... a chegar! E com ele, a (re)organização curricular, a elaboração dos Projetos Curriculares de Turma, a programação de atividades a integrar nos Planos Anuais,... enfim, um sem número de papéis prontos para preencher. Ordem do ano: sucesso escolar! Aquele sucesso que ainda não definimos muito bem, que há anos andamos a tentar que esteja para lá do sucesso académico, e que há anos também ainda não conseguimos obtê-lo sem baixar os níveis de exigência das metas curriculares.

É fácil transitar alunos. Difícil é levá-los a aprender. E este tempo de início de ano letivo deveria servir, isso sim, para preparar a receção aos alunos, para preparar os primeiros dias de aulas. Todos sabemos o quão é importante, no início do ano, a determinação de regras claras de sala, das rotinas diárias, dos comportamentos esperados por parte dos alunos dentro e fora da sala de aula, da exigência de cada disciplina ou área curricular, e do rigor que será implementado para que todos possam aprender. E isto só é possível, se todos os professores da mesma turma conseguirem, em uníssono, eleger como prioridade destes primeiros dias o desenvolvimento de competências sociais. O treino bem sucedido das competências sociais é o garante do desenvolvimento de competências académicas.

Vários estudos sociométricos têm vindo a valorizar as competências sociais como comportamentos aprendidos. E assim sendo, se são aprendidos, são ensináveis. “O ensino das competências sociais deve orientar-se pelos mesmos procedimentos e princípios utilizados no ensino das competências académicas.” (Lopes, 2006). Apenas uma ressalva: são transversais a todas as disciplinas e não requerem uma disciplina específica. A literatura demonstra que não parece eficaz treinar competências sociais em contextos “artificiais” porque o processo de generalização não é esperado. Daí muitos alunos apresentarem comportamentos perfeitamente adequados com alguns professores e manifestamente inadequados com outros (idem).

O ensino das competências sociais coexiste aquando do ensino das competências académicas. E o primeiro dia de aulas é fundamental para o exercício destas competências. Assim houvesse sensibilidade e disponibilidade por parte de todos os professores para se sentarem, refletirem e determinarem os eixos principais das competências sociais necessárias ao desenvolvimento da sua atividade como docentes, dentro da sala de aula, a partir do primeiro dia.

E também sabemos como é crucial para o futuro desempenho académico e comportamental de uma turma num ano letivo o que construímos nos primeiros dias de aulas. Tenhamos todos um bom primeiro dia de aulas.

Enquanto refletia sobre estas palavras que vos escrevo surge uma notícia na televisão sobre um novo projeto de escola em Vila Nova de Gaia. A ESCOLA DOS SENTIDOS. Escola pública sustentada num projeto que de imediato me criou uma imagem de como a reflexão que acima desenvolvi será de maior importância que seja operacionável nestes primeiros dias: o projeto desta escola será com certeza coroado de sucesso se todos, desde o primeiro dia de aulas, objetivarem e efetivarem o desenvolvimento de competências sociais.

É à falta destas que normalmente os bons projetos não atingem os resultados esperados. É à falta destas que normalmente os alunos não desenvolvem as competências académicas necessárias ao sucesso tão esperado. Vamos continuar atentos ao desenvolvimento deste projeto: a ESCOLA DOS SENTIDOS... para dar SENTIDO À ESCOLA.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.