Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

O Projeto Cultural de Escola

‘Spoofing’ e a Vulnerabilidade das Comunicações

O Projeto Cultural de Escola

Voz às Escolas

2022-02-28 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Determinada a elaboração do Plano Nacional das Artes pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 42/2019, vemos reconhecido “o potencial das artes, na multiplicidade das suas manifestações, para cultivar o respeito pela diversidade, liberdade, expressão pessoal, abertura ao outro, valorização da experiência estética e preservação do património”.
É então proposta aos Agrupamentos a criação de um projeto cultural de escola (PCE) que alimente a identidade da organização educativa e potencie a capacidade inventiva e interventiva dos seus alunos, dando-lhes ferramentas para derrubar barreiras através do desenvolvimento de competências e capacidades criadoras e criativas.

O Agrupamento de Escolas André Soares tem por missão contribuir para a formação, com sucesso, dos seus alunos. Quer ser reconhecido como referência na preparação dos alunos para o futuro; na formação de jovens conscientes dos seus deveres; promovendo uma cultura de inclusão; fomentando a criatividade e a autonomia. Também como prioridade educativa pretende promover a procura de respostas adequadas às necessidades de todos, de acordo com o seu mérito, o seu esforço e as suas capacidades e contribuir para uma aprendizagem promotora do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Assim, com a consciência da importância que as artes e a potencialização dos processos criativos podem assumir na formação estética, crítica e social dos nossos alunos, encarou-se o Plano Nacional das Artes como o veículo facilitador da prossecução dos princípios educativos do Agrupamento.

E assim, indo assim ao encontro do desenvolvimento do perfil dos alunos do século XXI, da formação de cidadãos com sensibilidade artística e estética, nasceu o Projeto Cultural de Escola (PCE) – do Barroco às Media Arts significa aproveitar os recursos disponíveis localmente, integrar as prioridades locais. Sendo Braga Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Media Arts, que desde 2017 faz parte de uma rede de cidades que colocam a criatividade no centro do seu desenvolvimento social, cultural e económico, faz todo o sentido ir ao encontro dessa finalidade. Honrando o seu patrono, André Soares, realça-se o barroco trazendo história e tradição, arte e cultura para o debate. É o uso significativo do conhecimento, a interdisciplinaridade, é fomentar a aprendizagem em contextos formais e não formais.
As Media Arts são potenciadoras da transversalidade do currículo devido à proximidade com tecnologias que facilitam a divulgação e partilha através de comunidades online, envolvendo a comunidade escolar do Agrupamento num projeto que realça uma estratégia cultural muito importante para Braga.

Reconhecemos que a escola é o lugar próprio formar cidadãos ativos, promovendo uma proximidade cultural, otimizando o tanto que está feito e é urgente aproveitar, gerindo oportunidades excecionais. Fundamentais para o sucesso e envolvimento, são as parcerias privilegiadas com Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, Universidade do Minho (Mestrado em Media Arts), Câmara Municipal de Braga, Conservatório Bomfim.
Ávidas de retoma de dinamismo, as escolas precisam de provocar espaços de crescimento, de quebrar os muros destes lugares que se voltaram novamente para o seu interior, fruto da contingência por todos vivida.
Os alunos têm uma potencialidade criativa excecional, só temos de criar as oportunidades.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

07 Outubro 2024

Escola sem telemóveis

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho