A culpa
Ideias
2019-05-10 às 06h00
Ontem foi ‘Dia da Europa’. Braga encheu-se de iniciativas que podemos ler nas primeiras páginas da edição de hoje do ‘Correio do Minho’. Mas as comemorações do ‘Dia da Europa’ estenderam- -se durante toda a semana, um pouco por todo o Minho, mas com forte incidência no distrito de Braga, passando por Guimarães e Barcelos. Grandes iniciativas e que cativaram os mais jovens. O futuro é deles e, por isso, o apelo ao voto e mostrar o que é a União Europeia é o grande objectivo do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e, no caso particular do Minho, do Centro de Informação Europe Direct sediado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Na quarta-feira, tive o privilégio de moderar mais um debate sobre a Europa, com o tema ‘Diálogos com os Cidadãos - O que a Europa faz por mim?’, no IPCA, em Barcelos.
Um debate que contou com Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, Maria José Fernandes, presidente do IPCA, e António Magalhães, presidente do Conselho de Curadores do IPCA e antigo presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Deste debate saíram conclusões muito importantes.. a primeira é que a União Europeia deve ser de todos e para todos; a segunda é que a União Europeia está a toda a hora nas nossas vidas, desde que nos levantamos até nos deitarmos. Por isso, como disse António Magalhães, “se não estivéssemos na União Europeia se calhar ainda estávamos na idade da pedra”, mostrando a importância de termos aderido à UE; a terceira é que a Paz é um bem que temos que preservar para sempre e temos de lutar para que ela continue firme e isso só é possível com uma união forte. É que, concluímos... a Europa está em paz há 74 anos e nenhum dos presentes na sala viveu esse dia, mas tem de ser recordado e relembrado todos os dias, porque não é um dado adquirido...
19 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário