Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

O regresso à escola

Um Natal diferente

O regresso à escola

Voz às Escolas

2020-11-02 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

O regresso à escola, após o período de confinamento, foi antecedido de uma preparação exaustiva, com o grau de acuidade possível e ajustado às informações relativas à situação de pandemia disponí- veis no momento.
Neste sentido, foram elaborados planos de contingência para os diferentes estabelecimentos de ensino desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário, seguindo as instruções e a validação das autoridades de saúde competentes.

Após a sua aprovação, estes planos de contingência foram dados a conhecer a toda a comunidade escolar, designadamente associações de pais, alunos e pessoal docente e não docente, via sítio da internet da escola e via email. Para além desta comunicação, foram agendadas reuniões presenciais entre os Professores Titulares / Diretores de Turma e os Encarregados de Educação, que decorreram em duas sessões, estando presentes 50% dos Encarregados de Educação em cada uma das sessões. Nestas reuniões foram explanadas as medidas adotadas pelo Agrupamento relativamente ao cumprimento do estipulado nos planos de contingência.
O funcionamento do Agrupamento sofreu alterações no sentido de respeitar o definido nos
planos de contingência. Assim, foram efetuadas alterações relativamente às entradas e saídas, desfasamento de horários dos diferentes anos de escolaridade, desencontro dos intervalos entre as aulas e alterações nas horas de entrada e saída da escola.

O Gabinete de Psicologia do Agrupamento encontra-se a construir um programa de acolhimento e integração dos alunos de anos iniciais de ciclo, 5º e 7º anos. Este programa tem como objetivo promover competências de comunicação e prevenir o bullying. Todos os alunos receberam folhetos informativos da Ordem dos Psicólogos focando aspetos diversos do dia-a-dia dos alunos no regresso à escola no contexto de pandemia.
Em termos de informação à comunidade em geral, redigi um texto publicado neste jornal intitulado “Bem-vindos”, a 4 de setembro.
No que concerne às Bibliotecas Escolares do Agrupamento foram dinamizadas atividades de “boas-vindas” no sentido de integrar os alunos no ambiente escolar fornecendo-lhes informações e dando-lhes conta de projetos, clubes e atividades que podem desenvolver.

Não obstante a necessidade de ajustamento/redução do número de alunos nestes espaços, continuaram a ser desenvolvidas atividades de leitura e promoção de leitura e de escrita por via da deslocação dos professores bibliotecários às salas de aula. No que concerne à dinamização de clubes e projetos o número de alunos nos espaços é necessariamente menor, contudo muitas atividades continuam a ser desenvolvidas.
No âmbito dos projetos do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) foram apresentados pelo Agrupamento os seguintes:
Melhoria do desenvolvimento pessoal e da autonomia (referente ao Bem-estar socioemocional no regresso à escola).
Melhoria das competências digitais.

Reforço das dinâmicas de avaliação das aprendizagens.
Programas de mentoria na recuperação/consolidação de aprendizagens. As atividades a desenvolver neste programa funcionam na biblioteca escolar.
Neste âmbito foi autorizada a contratação de dois recursos humanos um (a) psicólogo/a e um(a) técnico/a de informática que irão trabalhar com os alunos no sentido de superar as dificuldades sentidas durante o confinamento.
O estado de pandemia continua a exigir de todos nós, comunidade do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, o trabalho, o esforço, a dedicação e a competência.
Com saúde, continuaremos as boas práticas.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

02 Dezembro 2020

Vamos escutar as VIDAS!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho