Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

O saldo é positivo, mas pode ser melhor!

Fazer Pedagogia da Memória

Banner publicidade
O saldo é positivo, mas pode ser melhor!

Escreve quem sabe

2025-05-11 às 06h00

Manuel Moreira Manuel Moreira

Falta pouco para a época desportiva 2024/2025 terminar, aliás em termos oficiais ela tem o seu fim marcado para 31 de julho, no entanto, os campeonatos nacionais terminam quase todos entre os meses de maio e junho.
Por isso, já se pode fazer uma análise ao setor masculino, ao nível das equipas seniores, nomeadamente da nossa associação, que participaram nos vários campeonatos nacionais esta época do Andebol nacional.
Não queremos deixar antes de lembrar que esta semana a Seleção Nacional está em competição, pois tem que “fechar” os dois jogos que lhe faltam cumprir para o já apuramento conseguido em primeiro lugar do grupo, para o Campeonato Europeu, que se vai realizar de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, na Suécia/Dinamarca/Noruega, com Portugal a marcar presença pela 5ª vez consecutiva e 10ª no seu historial, sendo que a melhor classificação conseguida foi um 6º lugar, no campeonato realizado na Áustria/Noruega/Suécia, em 2020.

O campeonato nacional da 1ª divisão, tudo indica vai ter um vencedor já na próxima jornada, será ele novamente o Sporting CP, com o FC Porto e o SL Benfica a ocuparem os lugares do pódio.
No que se refere aos clubes da Associação de Andebol de Braga, o ABC de Braga e o Vitória SC, quase tudo está decidido, julgamos que os academistas têm tudo bem encaminhado para se classificarem em 5º lugar e consequentemente ocuparem um lugar na Europa, na EHF European League, enquanto os vimaranenses, após a vitória no recinto do Belenenses devem colocar-se no mínimo em 7º lugar final.
Na divisão de honra, aquela que dá acesso à 1ª divisão nacional, com o vencedor praticamente encontrado o FC Gaia, só falta saber quem lhe vai fazer companhia na subida de divisão. Aí, temos uma equipa da Associação de Andebol de Braga na luta por esse lugar, o Arsenal Clube da Devesa, que tem como adversários diretos o Ginásio de Sto Tirso e o Almada, isto quando faltam quatro jornadas para o termo do campeonato, tudo podendo acontecer, pois o equilíbrio entre estes três candidatos é notório, e como diz o povo “ até ao lavar dos cestos é vindima”, esperamos que o emblema arsenalista depois de uma época excelente, com alguns problemas à mistura, consiga no final com “migalhas” o que muitos não atingem com “milhões”.

Nesta mesma divisão de honra, o CD Xico Andebol que disputa a fase de manutenção, tem alternado bons e maus momentos, estando neste momento numa posição difícil, pois qualquer “descuido” pode ser fatal no que se refere à sua manutenção neste escalão. Julgamos que nas quatro jornadas que faltam os vimaranenses vão atingir o objetivo que não sendo muito elevado para a época, é no entanto, primário e imprescindível para o seu futuro, a manutenção na divisão de honra.
Na 2ª divisão nacional, na fase final, o AC Fafe, após uma 1º volta, no mínimo desastrada, conseguiu agora, ao que julgamos que já seja tarde, impor o seu real valor e resultados condizentes com as suas aspirações para a presente época, enfim, talvez tenha perdido uma boa oportunidade, dizemos a segunda consecutiva de subir à divisão de honra, mas há que corrigir erros e tentar uma terceira vez, pois potencial não lhe falta e o clube e cidade mereciam estar num patamar superior ao atual em termos de campeonato nacional de Andebol.

Nesta mesma divisão, no que se refere à zona de manutenção, temos o AC Vermoim, cuja recuperação em relação à 1ª fase, lembramos que se classificou em último lugar da zona que competia, está agora a ter uma prestação mais condizente com o valor real da sua equipa, que esperamos no final desta fase de manutenção venha ser plasmada em números que lhe permita a manutenção nesta divisão nacional. Nesta altura do campeonato, quando faltam cinco jornadas para o seu fim, os famalicenses têm alguma folga que lhes permite aspirar por um final feliz em relação ao de manutenção, aliás muito importante para o clube e associação.
Este é o panorama atual das equipas seniores masculinas da Associação de Andebol de Braga que competem nos vários campeonatos nacionais, que até ao momento podemos considerar com um bom desempenho, que esperamos no final poder ser ainda melhor.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho