Correio do Minho

Braga, quarta-feira

O Tratado de Tordesilhas e a Europa

Por mais cultura do treino e treino baseado na ciência

Ideias

2018-06-07 às 06h00

Paulo Monteiro

No dia 7 de Junho de 1494, faz hoje 524 anos, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas. Segundo a história, o Tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão, no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no Tratado referidas como Cipango e Antília. Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à Espanha. O tratado foi ratificado pela Espanha a 2 de Julho e por Portugal a 5 de Setembro no ano de 1494. Portugal aventurou--se nas descobertas e foi conquistando mundos... Foram dezenas e dezenas de terras nos quatro continentes - um dia destes falarei de algumas que serão autênticas surpresas.

Hoje todos os países conquistados e colonizados são independentes mas Portugal foi enorme... Durante séculos não foi um país pequeno, como se dizia. Aliás, para mostrar o nosso tamanho, existem mapas em que se colo- cava apenas Portugal, Angola e Moçambique em cima da Europa para mostrar que éramos do mesmo tamanho. E se a estes acrescentássemos o Brasil, Guiné, Estado da Índia, Timor, Cabo Verde, São Tomé e Princípe... ocupávamos mais do que a área da União Europeia. Mas vivíamos em ditadura e éramos um país colonialista e destas guerras não quero falar. Quero é dizer que, se Portugal era enorme, a Europa é pequena e representa apenas 7% da população mundial. Europa que festeja hoje o primeiro dia das primeiras eleições por sufrágio universal para o Parlamento Europeu. Foi há 39 anos... E melhor do que um império colonial é pertencermos a uma Europa unida a viver em paz e solidária!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.