Enfermeiros portugueses em convenção internacional
Voz às Escolas
2024-11-18 às 06h00
Existem inúmeras experiências pedagógicas envolvendo animais: as quintas pedagógicas, celebração do dia do animal, a possibilidade de levar os animais de estimação à escola, a cinoterapia, a hipoterapia, etc.
No município de Barcelos, estas duas últimas experiências terapêuticas são um sucesso de adesão e de resultados, demonstrando o enorme valor que as terapias com animais constituem para aqueles que delas beneficiam.
Recentemente, a Câmara Municipal de Barcelos, através da Vereadora da Educação, desafiou o Agrupamento de Escolas de Barcelos, mais concretamente o Centro Escolar de Barqueiros, a participar num projeto piloto que prevê a adoção de um animal mascote, um cão, pela comunidade escolar.
O projeto em causa pressupõe manter um animal adotado nas instalações do Centro Escolar, de cuja comunidade escolar será mais um elemento. Prevê-se que o cão partilhe os espaços escolares com alunos, pais e encarregados de educação e pessoal docente e não docente, os quais foram envolvidos no processo de decisão de abraçar este projeto. Este envolvimento foi essencial, pois é necessário, para além da concordância e empenho de todos, assegurar famílias de acolhimento para os períodos de interrupção letiva e férias. Tudo foi generosamente assegurado pela comunidade escolar de Barqueiros.
Do ponto de vista curricular, o projeto tem relevância pois insere-se no âmbito da implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, que contempla o domínio do Bem-Estar Animal como obrigatório em, pelo menos, dois ciclos do ensino básico.
Para além disso, a ideia é que este projeto, em primeiro lugar, traga benefícios para os alunos. Existem já experiências semelhantes que demonstram as vantagens de integrar cães no processo educativo. Registam-se vantagens do ponto de vista emocional uma vez que os cães proporcionam uma ligação emocional única para os envolvidos, oferecendo conforto, reduzindo o stress e promovendo um ambiente de aprendizagem mais relaxado e acolhedor. Representa, também, uma vantagem no que se refere ao estímulo à responsabilidade, pois cuidar de um animal de forma continuada ensina aos alunos sobre responsabilidade, empatia e cuidado.
Aporta, igualmente, benefícios na promoção da socialização, uma vez que os cães agem como catalisadores para interações sociais, incentivando a comunicação e a colaboração entre os alunos.
Experiências de introdução de cães na vida escolar e no processo educativo, nomeadamente em programas de educação visando melhorar as capacidades motoras, a comunicação e as competências de leitura, comprovam os benefícios dos efeitos calmantes, e motivadores que a presença dos animais proporciona. Existem, até, experiências de utilização de animais de estimação para facilitar o processo de adaptação a novas escolas, uma vez que comprovam os efeitos dos animais de estimação para reduzir o stress, aliviar sentimentos de ansiedade social e ajudar as crianças no relacionamento com os novos colegas. Verifica-se, em vários estudos, que a presença e o envolvimento de um cão tem um efeito integrador, aumenta a autoestima e estimula a memória e a concentração.
Para além destes efeitos positivos, espera-se que deste projeto resulte, conforme se tem verificado em projetos análogos, um aumento do respeito e estima pelos animais, diminuindo o seu abandono e aumentando a adoção, e um aumento da consciência e preocupação com o meio ambiente.
O projeto contempla apoio da autarquia para o alojamento, alimentação, saúde e treino do cão que será escolhido entre os animais que estão no canil municipal. O município apoia, também, a formação do tutor ou tutores, que acompanharão o animal neste projeto, assegurando que, do ponto de vista material, também nada faltará para o sucesso do projeto.
Louvamos a iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos e a adesão da comunidade escolar do Centro Escolar de Barqueiros. Este é um projeto que vale a pena abraçar e que entusiasmará todos os que neles participarem. Espera-se que, após a avaliação deste projeto piloto, outras escolas se juntem a este desafio.
04 Dezembro 2024
02 Dezembro 2024
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