Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

‘Obrigado bracarenses’

A saia comprida

‘Obrigado bracarenses’

Ideias

2019-04-02 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

O Minho muito tem feito pela reciclagem. Tem dado exemplo a muitas outras regiões e, ao mesmo tempo, bate recordes a cada ano que passa. Mas hoje falo de Braga, e volto a falar de reciclagem porque acabo de receber mais uma factura da água. Como sempre, a acompanhá-la, alguma informação útil por parte da autarquia. Numa página, ‘assinada’ pela Agere, Braval e câmara de Braga, podemos ler as seguintes conquistas: “Em 2018, foram recolhidas 12.807 toneladas de resíduos recicláveis no municipio de Braga, mais 1.057 toneladas do que em 2017. Esta recolha seletiva significou uma poupança para os munícipes de cerca de 328 euros.”.

Isto traduzido dá: 2.336 toneladas de plástico e metal (reciclar alumínio economiza 95% do custo da energia necessária para a produção a partir da matéria-prima); 4.347 toneladas de vidro (reciclar uma tonelada de vidro poupa 1,2 toneladas de matéria-prima para o seu fabrico); 6.124 toneladas de papel e cartão (reciclar uma tonelada de papel evita o consumo de cerca de 98.000 litros de água, comparando com a produção a partir da madeira). É evidente que todos estes dados já tinham sido anunciados na Comunicação Social, mas nunca é demais recordá-los e mostrar uma forma simples de chegar ao consumidor e, ao mesmo tempo, agradecer... Um gesto, um obrigado, fica sempre bem. Daí o título de hoje que não é nada mais nada menos do que o próprio título dado pela autarquia a esta missiva e onde agradece, juntamente com a Agere e com a Braval “a todos os bracarenses pelo seu contributo, estando certos de que continuarão a valorizar a separação de resíduos porque todos beneficiam”.
Há gestos que caem bem!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho