Correio do Minho

Braga, terça-feira

Operação ‘Idosos em segurança 2017’

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Ideias

2017-10-06 às 06h00

Paulo Monteiro

Chama-se Operação ‘Idosos em Segurança 2017’ e é a mais recente acção promovida pela Guarda Nacional Republicana. Esta iniciativa decorre até final do mês e tem como objectivo sensibilizar os mais idosos para a adopção de procedimentos de segurança, no sentido de não serem vítimas de crimes, em particular de situações de violência, burlas, furtos e roubos.
Como se sabe, o número de idosos é cada vez maior e, por esta razão, a preocupação da GNR na sensibilização também aumentou. Está, de facto, a fazer um excelente trabalho e durante esta operação são muitos os militares das Secções de Programas Especiais e dos postos territoriais que irão contactar pessoalmente o maior número de idosos, quer nas residências, quer em locais onde seja possível a sua concentração.
Em Março foram tornados públicos os números da ‘Operação Censos Sénior’ e foram sinalizados mais de 45 mil idosos que vivem sozinhos, ou isolados.
Segundo esses dados, só no distrito de Braga há 3424 idosos a viver sozinhos ou isolados, sendo que 2303 destes casos são do sexo feminino contra 1121 do sexo masculino. Destes números há 156 idosas a viver sozinhas e isoladas, enquanto que idosos são 70.
Já no distrito de Viana do Castelo são 1222 os idosos identificados (865 mulheres e 357 homens), com 138 idosas a viver sozinhas e isoladas e 25 idosos. Números que têm vindo a aumentar de ano para ano. Por isso há trabalhos realizados pela GNR que não são visíveis nem saltam para as primeiras páginas dos jornais mas que são de louvar. Estas acções de prevenção e sensibilização podem - e têm - salvo muitas vidas. E são cada vez mais úteis e precisam cada vez de mais apoios. Parabéns!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Setembro 2018

Traição, dizem eles!

25 Setembro 2018

As receitas do IVA

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.