Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Operação Via Livre

Escrever e falar bem Português

Ideias

2017-03-30 às 06h00

Paulo Monteiro

Um dos maiores perigos que existe, principalmente, nas auto-estradas vem dos automobilistas que não respeitam as regras de trânsito e transitam pela via do meio ou da esquerda. Claro que violam a lei. Isso dá multa e coloca em perigo os outros automobilistas que tão pouco podem ultrapassar estes veículos pela direita. Em relação a este assunto já escrevi algumas vezes. São críticas que recebemos todos os dias e todos os dias nos pedem para falar do assunto.

Por isso, foi com satisfação que soube que finalmente as forças de autoridade vão dar mais atenção a este assunto. A Guarda Nacional Republicana está a realizar diversas acções de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação em auto-estradas e nas vias reservadas a automóveis e motociclos, de veículos pela via do meio ou da esquerda sem que exista tráfego nas vias da direita.

Esta prática, para além de constituir infracção ao Código da Estrada, causa perigos de vária ordem. Esta acção da GNR começou no passado dia 20 e, neste momento, encontra-se já numa segunda fase que decorre até 2 de Abril e que abrange já acções de fiscalização. Ou seja: agora é tempo de multar quem não respeitar a lei. E esta é muito clara: quem for na estrada, na via do meio ou da esquerda, para já, começa por ser uma infracção muito grave. A multa vai de 60 a 300 euros, pode ficar sem carta de dois a 24 meses e sem quatro pontos na carta.

Não adianta contrariar o que está na lei e é mais do que evidente que as forças policiais têm de ter a mão pesada para quem não obedecer. E, se calhar, até está aqui uma boa forma de encher os cofres policiais uma vez que são tantos, mas tantos, os prevaricadores que se deve punir sem contemplações. Ah... e ainda por cima acham que têm toda a razão do mundo. Experimentem chamar a atenção para ver a reacção...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.