A Galinha fala de choca
Ideias
2022-12-09 às 06h00
Um neuropsicólogo norte americano chamado Mario Martinez desenvolveu uma teoria, que apelida de biocognitiva, segundo a qual o processo de envelhecimento é influenciado pela personalidade das pessoas. Assim, explica que “o sistema imunológico responde melhor quando vivenciamos situações de cooperação do que situações de brigas com outras pessoas”. Nesta linha de abordagem, os indivíduos são vistos como um “campo bioinformacional” inseparável da personalidade e da história cultural. Daí, que seja importante descobrir na vida novas oportunidades, fazer coisas novas, criando novos interesses. No fundo, mantendo uma perspetiva positiva.
Com os devidos cuidados perante este tipo de teses, porventura ainda sem suficiente confirmação científica, é interessante lembrar que inúmeros trabalhos de gestão têm, de uma forma consistente, sublinhado a importância de identificar oportunidades e atuar rapidamente no sentido de as aproveitar. Tal exige comportamentos que muitas vezes não caracteriza a nossa cultura, mais aberta a antecipar desgraças. Vejam-se, por exemplo, muitos comentários que foram surgindo depois da vitória da Seleção face à Suíça, argumentando que a seguir tudo irá certamente correr mal… Ou o desrespeito face a uma carreira absolutamente notável como a de Ronaldo numa fase difícil da sua vida, de mudança de paradigma.
Desbloquear novas oportunidades e evoluir desempenha um papel indiscutível e fundamental para se manter competitivo. Nem tudo sempre correrá bem. E nestes casos, é fundamental compreender porquê, ver se é uma lacuna que vale a pena explorar. Ouvir os outros, integrando opiniões e sugestões, expandir a oferta, aumentar a exigência.
Braga tem um leque alargado de vantagens comparativas. A população residente aumentou claramente na última década, para o qual contou também um acréscimo de quase 6% na proporção da população residente de nacionalidade estrangeira, contribuindo assim para ganhos em termos de diversidade cultural. Apresenta um índice ainda elevado na proporção de jovens, e conta com oferta educativa de qualidade em todos os níveis de ensino. 30% da população tem o ensino superior e quase 54% o ensino secundário completo. O emprego no setor terciário foi claramente reforçado nesta década, o que traduz também o nível de escolaridade mais elevado dos trabalhadores. Quanto aos movimentos pendulares, isto é, o tempo necessário, em média, para chegar ao local de trabalho ou estudo, é menor em Braga (17,60 min) do que em Lisboa (22,26), ou no Porto (20,33). Tudo isto oferece condições para uma efetiva maior eficiência.
Claro que com esta evolução positiva foram criadas mais exigências. Mais diversidade de pessoas e nível formativo mais elevado normalmente são correlacionadas com necessidades suplementares em termos culturais de qualidade. Há muitos estudos que indicam que para que o grau de atração se mantenha e porventura se eleve, são necessários planos de urbanização bem desenhados, com regras claras na organização dos fluxos de transporte público e privado, com zonas verdes que contribuam para uma maior qualidade do ambiente e onde apeteça passear. Onde exista atividade cultural diversa, mas consistente e contínua, aberta e integradora. Criando novas oportunidades permitindo que a cultura, a par do conhecimento, da informação e da tecnologia, assuma cada vez mais um papel preponderante como fonte de produtividade, riqueza e qualidade de vida.
Dizia Kotler , em 1993, que os lugares são mais do que espaços e tempo, são “pessoas, culturas, heranças históricas, ativos físicos e oportunidades” .
03 Fevereiro 2023
03 Fevereiro 2023
A Carta de Clã Projeto comunitário de vida e progresso para o Caminho
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário