Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Orientação vocacional - sucesso profissional

A catástrofe que marcou a Festa das Cruzes

Orientação vocacional - sucesso profissional

Voz às Escolas

2021-04-29 às 06h00

Manuela Guimarães Manuela Guimarães

Quando tudo parece estar ao alcance dos jovens para tomarem decisões académicas, torna-se uma tarefa muito difícil, gerir todas as opções disponíveis e antecipar um futuro profissional que, aos quinze anos, ainda está muito distante das prioridades e interesses de uma adolescência inquieta e pouco autónoma.
Pedir-lhes autoconhecimento e responsabilidade na priorização de escolhas é exigir uma maturidade, para a qual os jovens de hoje não foram preparados, pela facilidade com que foram conduzidos e substituídos em outras decisões.
Chegado o momento de transitar do ensino básico para o ensino secundário, pela primeira vez, os jovens vêem-se perante um desafio muito exigente que pode ditar uma viragem significativa nas suas vidas, não só em termos escolares, mas também em termos sociais e pessoais. Correr atrás de uma vocação pode implicar sair da zona de conforto, mudar de escola, deixar os amigos de sempre, enfrentar novos ambientes, gerir a distância e as transformações biológicas e psicológicas que tornam a fase do secundário, num período difícil de gerir, mas deveras importante na definição do carácter do jovem e do seu perfil pessoal e profissional.
Felizmente, a orientação vocacional e profissional é cada vez mais valorizada e trabalhada precocemente, tanto nos jovens como nos adultos, ajudando-os a encontrar respostas relativamente às suas necessidades e indecisões em termos de carreira académica ou profissional.
A Escola tem esta preocupação e investe no Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional – SPO, pelo reflexo que o mesmo tem na vida escolar dos jovens e na sua realização pessoal e pelo apoio que também presta aos pais que sentem dificuldades em ajudar e orientar os filhos.
Anualmente, as escolas desenvolvem atividades que vão ao encontro das necessidades dos alunos em fase de transição de ciclo, de modo a proporcionar-lhes oportunidades analíticas de autoconhecimento, informativas de todas as possibilidades educativas e orientadoras em função dos diversos perfis cognitivos, dos interesses de cada um e das suas motivações e capacidades de desempenho.
Estamos a viver mais um momento crítico em que os alunos estão prestes a decidir a continuidade do seu percurso escolar e viram-se privados de aceder a muitas das dinâmicas de orientação vocacional. Pelo segundo ano consecutivo, o processo de SPO, sofreu com o impacto do confinamento provocado pela pandemia Covid 19, inibindo os jovens da possibilidade de terem um contacto real e empírico com as escolas e com as diferentes áreas de formação, especialmente com as áreas profissionalizantes e com ambientes tecnológicos.
Com 30 Anos de experiência na orientação e formação profissional de jovens, a FORAVE rapidamente transferiu as dinâmicas de SPO do plano presencial para o digital, de forma a garantir todo o apoio aos seus alunos e a minimizar os riscos da falta de informação ou de desinformação, que pudesse comprometer o seu esclarecimento e a sua tomada de decisão.
O plano de ação do SPO da FORAVE, orientado para as turmas em funcionamento do Ensino Básico de Eletromecânico de Manutenção Industrial e de Operador de Distribuição e para as turmas finalistas dos Cursos Profissionais, está a decorrer online e têm-se desenvolvido em várias dimensões, do particular e personalizado ao coletivo, por grupos de interesse ou por turma/ano escolar. Iniciou-se com reuniões e atendimentos individuais, ainda na escola, e prosseguiu com sessões de orientação vocacional, palestras com profissionais, testemunhos de alunos alumni, mostras educativas virtuais e webinars sobre a temática. Algumas das atividades são realizadas em parceria com empresas, escolas, universidades, associações e com a Rede de Educação e Formação de Vila Nova de Famalicão.
Aos encarregados de educação, também está a ser prestada toda a informação para poderem apoiar os seus educandos nas suas escolhas, considerando as saídas profissionais, a articulação com o prosseguimento de estudos, os níveis de empregabilidade e as condições de apoio à formação em termos de instalações, recursos tecnológicos, equipa docente, apoios financeiros e Projeto Educativo.
Para o próximo ano letivo e para os alunos que queiram completar o Ensino Secundário na FORAVE, a Escola tem em Oferta Formativa os Cursos de Gestão da Produção; Transformação de Polímeros; Eletrónica, Automação e Comando; Manutenção Industrial e Mecatrónica Industrial. Alinhada com os níveis mais elevados de prioridades de empregabilidade e de necessidades de formação, a oferta da FORAVE, constitui-se como uma aposta assertiva, comprovada pela média global de empregabilidade acima dos 85% e pelo crescente número de alunos, que procuram formação superior nas engenharias e concluem os estudos com êxito.
É importante entender que a orientação vocacional é um passo importante para o sucesso: primeiro pela satisfação pessoal, depois pela motivação que se materializa nos resultados escolares positivos e mais tarde pela realização profissional.
Na FORAVE existe uma equipa empenhada em realizar sonhos e a transformar jovens em adultos responsáveis, preparados para a vida e para uma profissão.
Podem encontrar toda a informação que necessitam em forave.pt; #foraveescola ou visitar-nos nas nossas instalações em Lousado, Vila Nova de Famalicão.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

06 Maio 2021

É urgente priorizar

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho