Correio do Minho

Braga,

- +

Os Adultos no Escutismo, segundo Baden-Powell (II)

A compra de bens de consumo: a resolução do contrato

Os Adultos no Escutismo, segundo Baden-Powell (II)

Escreve quem sabe

2019-05-31 às 06h00

Carlos Alberto Pereira Carlos Alberto Pereira

«O Chefe Escuta guia o rapaz com o espírito de um irmão mais velho.»
Baden-Powell, Auxiliar do Chefe Escuta, Edições Flor de Lis, 1ª edição, p.15

Neste mesmo livro, cujo subtítulo é “Guia dos Chefes Sobre a Pedagogia Escutista” o fundador inicia-o afirmando:
«Como palavra preliminar de consolação a futuros Chefes Escutas, gostaria de contraditar o errado conceito corrente de que, para ser Chefe Escuta eficaz, o adulto precisa de ser um sábio – um sabe tudo. Nada disso.
Tem de ser apenas um homem-rapaz, isto é:
• Precisa de estar animado do espírito do rapaz; e precisa de ser capaz de se colocar ao nível dos rapazes, em primeiro lugar.
• Precisa de compreender as necessidades, dos modos ver e aspirações das diferentes idades da juventude.
• Precisa de tratar mais com o rapaz individualmente do que em massa.
• Precisa depois de promover o espírito de corpo entre os seus rapazes, para alcançar os melhores resultados.»
Sobre o primeiro ponto, B.-P. diz-nos que o Chefe não precisa ser: nem professor escolar, nem oficial militar, nem diretor espiritual, nem instrutor. Basta-lhe a aptidão para gozar a vida ao ar livre, para participar das ambições dos jovens e para encontrar outros homens, que o ajudem nas diversas áreas do saber e do saber-fazer e precisa de se colocar no lugar de irmão mais velho, isto é, ver as coisas do ponto vista do jovem e orientá-lo, guiá-lo e entusiasma-lo na direção correta. Como um verdadeiro irmão mais velho, precisa de compreender as tradições da família e procurar que estas se mantenham, ainda que seja necessária grande firmeza. E nada mais!
Sobre o segundo ponto, é pragmático e diz-nos que há vários manuais existentes, tratam das fases sucessivas da vida do adolescente.
Relativamente ao terceiro ponto, recorda-nos a responsabilidade do Chefe Escuta, que parte das boas aptidões para desenvolvê-las, sendo certo que todos têm, pelo menos, 5% de bem, mesmo no pior carácter, e estes devem ser desenvolvidos até aos 80 ou 90%. O escutismo é um espaço de educação (autoeducação) e não de instrução, o Chefe Escuta é como o jardineiro que potencia a beleza de cada flor, que, todas juntas constituem um jardim magnífico.
Finalmente, no quarto ponto, refere-se ao Sistema de Patrulhas que dá uma dimensão coletiva à educação escutista, permitindo pôr em prática, o que o jovem adquiriu. O Sistema de Patrulhas tem um grande valor para a formação do caráter pois permite desenvolver competências individuais e de grupo, este torna-se maior do que a soma dos seus elementos, e leva à assunção de responsabilidades individuais e grupais, desenvolve competência de cooperação e de liderança.
Depois destes quatro pontos Baden-Powell refere-se à função do Chefe Escuta, atribuindo-lhe um papel muito importante, não tanto por aquilo que ele diz, mas sobretudo por aquilo que ele faz e que é, enquanto exemplo de vida para os rapazes e raparigas. O Chefe pode facilmente tornar-se um herói para as crianças ou jovens de sua Unidade que não tardam a descobrir nele, a mais leve característica, quer sejam virtudes quer sejam defeitos, os seus modos tomam-se os deles.
O fundador termina dizendo: «A tarefa do Chefe é, como o jogo de golfe ou a ceifa ou a pesca à mosca. Quem se apressa não chega ao fim, pelo menos não chega com o resultado que se obtém com um andamento alegre e calmo. Mas é preciso andar. De nada serve estar parado. Não há alternativa: é progresso ou inércia. Avancemos - e com um sorriso no rosto».

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

23 Fevereiro 2020

O problema do vira-lata!

23 Fevereiro 2020

Mentira social e a mitomania

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.