Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Os liberais na Europa

As Sete Fontes e o Hospital

Os liberais na Europa

Ideias Políticas

2024-05-21 às 06h00

Clara Almeida Clara Almeida

As eleições europeias são caracterizadas pela alta taxa de abstenção, que se aproximou de 70% em 2019. Muitas vezes, a importância destas eleições passa despercebida, o que nos remete para um apelo aos cidadãos para que exerçam o seu direito de voto numa altura tão decisiva para o futuro da Europa.
Ao longo desta semana, os jovens da Iniciativa Liberal de Braga, bem como as demais juventudes partidárias, tiveram a oportunidade de visitar as escolas do município e conversar com os alunos sobre as visões dos respetivos partidos para estas eleições. O desconhecimento de matérias europeias é notório e acentua a distância entre os jovens portugueses e o Parlamento Europeu, que se insere num ambiente político intangível e complexo. Cabe-nos, portanto, a nós, fazer a ponte.
As famílias políticas europeias moldam a estrutura política da União, havendo atualmente sete grupos no Parlamento Europeu que abrigam a totalidade dos eurodeputados, exceto os não-inscritos.
A Iniciativa Liberal insere-se no grupo parlamentar Renew Europe, um grupo centrista e europeísta constituído por liberais e democratas. Num contexto atual intensamente marcado por conflitos militares, agravamento climático e desafios económicos, a força reformista deste grupo pretende revitalizar a identidade humanística da Europa, recuperando valores essenciais como paz, liberdade e prosperidade.
Os vinte e um eurodeputados eleitos pelos portugueses irão ficar incumbidos de uma nobre e grande responsabilidade, defender os interesses de Portugal. Acreditamos que Portugal tem o potencial de contribuir para o crescimento e fortalecimento da Europa, e que, por outro lado, uma Europa crescente que crie mais oportunidades será mais proveitosa para o nosso país.
O apoio da União Europeia foi essencial para assegurar o desenvolvimento de Portugal, que mesmo assim, poderia ser muito superior se não tivessem sido seguidas políticas que nos conduziram à estagnação. Temos agora a oportunidade de impulsionar o progresso do país, diminuindo a dependência dos subsídios europeus, muitas vezes mal aproveitados.
Uma Europa mais liberal abrirá novas portas para os jovens, profissionais e empresas portuguesas, tornando mais relevante a nossa atual posição diminuta. O desenvolvimento económico, a preservação do ambiente, competição equitativa, a igualdade de direitos e a responsabilidade estão interligados. Uma União Europeia coesa oferece uma estrutura mais eficaz para abordar de forma equilibrada os desafios migratórios, o investimento em inovação e capacitação, bem como impulsionar a transição digital.
O compromisso da Iniciativa Liberal prende-se com a recuperação da esperança e confiança na Europa, para que caminhemos também para um Portugal mais livre e bem-sucedido.
Acreditamos num futuro mais próspero, e acreditamos que vale a pena lutar por esse futuro.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho