Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Os memes vão acabar?

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

Os memes vão acabar?

Ideias

2019-04-01 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Chegou a segunda edição das ‘Bolas de Bruxelas’, tal como referi a semana passada, e que tem como objectivo acabar com muitos mitos que circulam por toda a Europa e que, em vez de valorizar a União Europeia tem como intuito denegrir. O primeiro mito que hoje trago são os memes... Os memes vão acabar? Não, não, não! A Comissão Europeia é clara: “não vamos banir memes!”. A proposta relactiva aos direitos de autor não mata memes, enciclopédias ‘online’ ou o modo como utilizamos a Internet.

Os memes não vão ser banidos. A proposta da Directiva relativa aos direitos de autor não tem nada a ver com a “utilização razoável”, tal como é conhecida nos Estados Unidos. As imagens e outros tipos de conteúdos utilizados com fim humorístico e lúdico não serão afectados pelas novas regras. A paródia e o pastiche enriquecem a nossa cultura e tornam o mundo ‘online’ — e não apenas ‘online’ — muito mais agradável. Mais precisamente, os memes já são protegidos juridicamente, desde 2001 e por vários actos legislativos, na União Europeia.

Tudo graças a uma excepção de paródia prevista na directiva original relactiva aos direitos de autor. Na verdade, a proposta introduz uma protecção adicional para os autores de memes ou quaisquer outros conteúdos de paródia: “propusemos um mecanismo obrigatório para permitir aos autores pedirem às plataformas de comunicação social que republiquem conteúdos bloqueados ou removidos - é designado por ‘mecanismo de recurso’. O procedimento é semelhante aos processos de recurso já utilizados por todas as principais plataformas ‘online’, como o YouTube e o Soundcloud”, refere a Comissão Europeia. Assim, na realidade, a proposta relactiva aos direitos de autor reforça os direitos dos autores e reforça a liberdade de expressão na internet.
Mais um mito desfeito!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

02 Junho 2020

O PS e as presidenciais

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho