Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Os números de um ano da Rede Municipal de Leitura Pública de V.N. Famalicão

Quem me dera voltar a ser Criança

Os números de um ano da Rede Municipal de Leitura Pública de V.N. Famalicão

Voz às Bibliotecas

2019-01-31 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

Para esta minha crónica de hoje, não a primeira do ano mas ainda do primeiro mês do ano, entendi que deveria aproveitar a oportunidade para partilhar os números de que se fez a Rede Municipal de Leitura Pública de Vila Nova de Famalicão durante o findo ano de 2018. A Rede Municipal de Leitura Pública constitui-se, em Vila Nova de Famalicão, pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, pelos Polos de Leitura das freguesias de Riba de Ave, Ribeirão, Joane, Lousado e Pousada de Saramagos e ainda pela Biblioteca Itinerante.

Assim, e num total de 292 dias de abertura ao público, a Rede Municipal de Leitura Pública de Vila Nova de Famalicão registou 84.022 visitas, ou seja, uma média de 7.000 visitas por mês.
Para alguns a visita é mais fugaz e é mesmo só para a troca dos livros ou da música e do cinema que tinham levado pelo empréstimo domiciliário; para outros é mais demorada porque a habitual leitura da imprensa diária assim o obriga; noutros casos é ainda mais prolongada porque a consulta e pesquisa sobre determinados assuntos exige percorrer as estantes e por vezes também o apoio e a orientação técnica de um profissional; para outros, ainda, a disponibilidade de equipamentos informáticos e de acesso à internet fá-los perder a noção do tempo. Finalmente, e com orgulho, digo que para muitos outros a Biblioteca é como uma segunda casa!!

Ora, como dizem que os números não enganam, os da Rede Municipal de Leitura Pública de Vila Nova de Famalicão, do ano 2018, são os seguintes:
- dos leitores inscritos na base de dados concelhia, 17.313 é o total de leitores inscritos até 31 de dezembro de 2018 e 1.102 é o número de novos leitores inscritos entre janeiro e dezembro do ano 2018.
- do número de documentos emprestados, e de um total de 19.754, foram emprestado pela Biblioteca Municipal 9.121 livros, 2.334 DVD’s e 180 CD’s áudio; pelos Polos de Leitura 3.528 livros, 717 DVD’s e 32 CD’s áudio; pela Biblioteca Itinerante foram emprestados 3.842 livros.
- das aquisições e outras incorporações, a coleção foi enriquecida com 1.735 novos livros, 324 novos DVD’s e 74 novos CD’s áudio.
- nas atividades de extensão educativa e cultural estiveram presentes um total de 19.929 participantes, dos quais 16.115 era público infantojuvenil, 2.825 era público adulto e 989 era público sénior.
- do horário alargado até as 24h00, em épocas de exames, 2.264 estudantes beneficiaram das instalações da Biblioteca como local privilegiado para o estudo.
- do Bibliomóvel, 23 escolas aderiram ao serviço da biblioteca itinerante, emprestaram-se 3.842 documentos e recebemos a visita de 8.199 alunos do 1. Ciclo.
- da nossa presença na internet, contabilizaram-se 61.571 visitas ao sítio web da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e 1.127 seguidores da página oficial no facebook.

E assim se dá conta dos números de um ano da Rede Municipal de Leitura Pública de Vila Nova de Famalicão.
Faça-nos a sua visita!!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho