Correio do Minho

Braga, sábado

Os vinhos verdes e o Quinta de Santiago

Mobilidade Sustentável

Ideias

2017-03-01 às 06h00

Paulo Monteiro

Hoje regressamos aos vinhos verdes, porque merecem continuar a ser notícia. Nos dados divulgados esta semana em relação às exportações dos vinhos, o verde foi o único que subiu e na ordem dos dois dígitos (10%). A generalidade do vinho teve uma quebra de 1,1%. Aliás, o vinho verde tem um crescimento continuado nos últimos 12 anos e metade das vendas totais da região são para exportação. Números que deixam satisfeito Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

O grande sucesso da venda tem passado também pela promoção além fronteiras e, segundo revelou esta semana ao Dinheiro Vivo, o plano de promoção para 2017 está orçado em 3,1 milhões de euros e a grande aposta está num novo mercado: Dinamarca. Isto depois de terem conquistado o mercado norte-americano, uma vez que 60% do vinho exportado para os EUA é verde.

Daí que não admira que na ‘Essência do Vinho’ (como ontem referi), um dos grandes vencedores tenha sido o Quinta de Santiago Alvarinho Reserva 2015. Um vinho com muita história onde a enóloga responsável, Joana Santiago, também ela tem uma interessante história de vida. Aliás, o ‘Correio do Minho’ ainda recentemente falou nas suas páginas deste vinho após uma visita à Quinta de Santiago efectuada pelo jornalista Rui Miguel Graça.

É, de facto, um excelente vinho que provém exclusivamente da selecção das melhores uvas da casta Alvarinho, produzidas em solos franco argilosos da Quinta. Tem aspecto citrino e um aroma elegante, complexo, notas tropicais frescas, balsâmico, com presenças de flor citrinas, num paladar rico, equilibrado, encorpado e persistente na boca. Vale a pena!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.