Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Outras coisas – boas! – continuam a acontecer…

Adaptar Turismo – tempo de mudar o chip

Outras coisas – boas! – continuam a acontecer…

Voz às Escolas

2020-12-14 às 06h00

João Andrade João Andrade

A centralidade absorvente da gestão do impacto da Pandemia nas Escolas, muitas vezes, ofusca, imerecidamente, todo o sucesso do ato educativo que continua a acontecer nas Escolas, bem como do respetivo reconhecimento.
Isto a propósito de dois reconhecimentos externos, que aconteceram recentemente, do trabalho feito pela comunidade do Agrupamento.
No dia 27 de novembro recebemos a comunicação da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP, I.P.), instituto público integrado na administração indireta do Estado, com autonomia administrativa, financeira e pedagógica, que trabalha sob superintendência e tutela conjunta dos Ministérios da Educação, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em coordenação com o Ministério da Economia e Transição Digital, de que foi atribuído ao Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio o Selo de Conformidade EQAVET.
Este Selo, atribuído sem condicionantes e válido por três anos, certifica que o Sistema de Garantia da Qualidade da oferta de qualificação profissional da ESAS se encontra alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009.
A verificação de conformidade EQAVET é assegurada por peritos que integram uma bolsa de peritos externos, constituída e gerida pela ANQEP. Os peritos externos são docentes ou investigadores do ensino superior com experiência no domínio da gestão e/ou avaliação de sistemas de garantia da qualidade.
Em visita de verificação ocorrida no passado dia 28 de setembro, os dois peritos selecionados para acompanhar o Agrupamento, puderam constatar a validade e resultados da aplicação do Ciclo de Qualidade interno que definimos e que compreende quatro fases: 1. Planear, 2. Implementar, 3. Avaliar e 4. Rever.
Embora a obtenção do Selo derive do trabalho de todo um coletivo, é do mais reconhecido mérito destacar, em particular, a entrega e o trabalho da Assessora da Direção para os Cursos Profissionais, Conceição Coutinho, bem como do Coordenador da nossa Equipa EQAVET, Jorge Borges, pivots fundamentais do sucesso da nossa candidatura.
Outro reconhecimento distinto do trabalho de docentes e alunos e docentes deste agrupamento, foi a atribuição do Selo de Escola eTwinning, que muito nos orgulha e reconhece o trabalho de excelência que está a ser desenvolvido pelos docentes, em diversos projetos, ao nível das áreas das práticas digitais, práticas de eSafety, abordagens inovadoras e criativas à pedagogia, promoção do desenvolvimento profissional contínuo e a promoção de práticas de ensino colaborativas com o pessoal e alunos. Com este Selo, o eTwinning identifica e valoriza o envolvimento, o empenho e a dedicação dos eTwinners e das escolas onde equipas de professores e líderes escolares trabalham em conjunto, ao nível das políticas e práticas escolares, assim como no desenvolvimento profissional. É neste enquadramento que, nos próximos dias 16 e 17, respetivamente, serão entregues a Placa “Escola eTwinning” ao Agrupamento, e o “Selo Europeu de Qualidade” ao projeto desenvolvido na Escola Básica 2/3 de Nogueira, “All About Numbers”. O selo Europeu é concedido pelo Serviço Central de Apoio (CSS) a professores num projeto que tenha sido indicado para “Selo Europeu de Qualidade”, após um rigoroso processo de seleção.
A distinção foi dada a quatro docentes europeus participantes no projeto, pertencentes a Portugal, Sérvia e República da Moldávia. Na Escola Básica 2/3 de Nogueira participaram no projeto alunos pertencentes a três turmas do quinto ano de escolaridade, sendo a ideia-chave que os alunos explorassem os números, tanto no seu significado matemático como no contexto do mundo real, por via do seu dia a dia, tornando a matemática real, acessível e interessante!
Também aqui, embora o sucesso derive do envolvimento intensivo de muitos, cabe destacar e reconhecer o trabalho e entrega particulares da Coordenadora do Projeto, Cláudia Sousa.
A atribuição destes dois reconhecimentos, mais do que a alegria imediata do reconhecimento externo do excelente trabalho feito pelos profissionais do Agrupamento, integra, por outro lado, a responsabilidade inerente à continuidade do trabalho feito e da permanente procura da excelência por via do mesmo.
Nem tudo é Covid!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

21 Outubro 2021

Democracia...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho