Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Outubro maior

A Árvore da Vida

Outubro maior

Voz às Bibliotecas

2022-09-29 às 06h00

Aida Alves Aida Alves

O mês de outubro aproxima-se com os seus trinta e um dias, recheado de comemorações, sendo elas religiosas, históricas, profissionais e, também, as de conscientização sobre assuntos relevantes para a sociedade.
A campanha “Outubro Rosa” é realizada mundialmente para alertar a população para o diagnóstico precoce do cancro da mama. Neste âmbito é comum assistirmos a manifestações de apoio por parte de diversas instituições e estabelecimentos que colocam simbolicamente nas fachadas dos edifícios um laço rosa, relembrando a necessária prevenção da saúde, com os rastreios atempados. Relembramos que em setembro foi preocupação da Associação Acreditar e da Liga Portuguesa Contra o Cancro sensibilizar para o “Setembro Dourado”, sensibilizando para a problemática da oncologia pediátrica.
Fixamo-nos agora nalguns dias de comemoração que acontecem ao longo de todo este mês dez, que não passam sem uma abordagem na maioria das bibliotecas. Logo no dia 1, comemora-se o Dia Internacional da Música e o Dia do Idoso. Sabemos o quão importante é levarmos a música a vários setores da sociedade, a fim de promover a contemplação, a sensibilidade, o enriquecimento interior. A música faz parte da nossa memória emocional e afetiva. Já em relação aos idosos, esta data pretende reforçar a importância da proteção às pessoas com mais de 60 anos, que são um importante segmento da população que nos merece toda a atenção e afeição. As bibliotecas promovem e associam-se a muitas atividades para este perfil etário, a fim de o integrar socialmente, valorizar, mobilizar, formá-lo em várias competências sociais, de comunicação, artísticas, literárias, informáticas, entre outras. Ouvir quem mais conhece o Mundo, por via da sua experiência de vida e da sua sabedoria, é um património inestimável que não se deve perder.
O Plano Nacional de Leitura 2027, por exemplo, avançou com o programa Ler Maior, articulando com a Associação Rede de Universidades de Terceira Idade (RUTIS) a fim de envolverem a população adulta que frequenta as Universidades Seniores, com o objetivo de fomentar a leitura e a escrita e estimular a troca de experiências e saberes entre a população dita “Maior” e entre esta e a população em geral, num diálogo de gerações com pessoas mais jovens. Desenvolver competências de literacia e incentivar uma maior intervenção sociocultural destes adultos a partir das suas vivências, conhecimentos e capacidades é um dos seus objetivos.
A 5 de outubro comemora-se não só a Implantação da República (5 de Outubro de 1910), com todo o significado histórico e progressista que a data representa, mas também o Dia Mundial do Professor, sob a chancela da UNESCO e da Organização Internacional do Trabalho. Este dia pretende homenagear todos aqueles que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade. Um papel fundamental.
No dia 16 de outubro, destaca-se o Dia Mundial da Alimentação, sendo o lema das Nações Unidas, em 2022, “Não deixe ninguém para trás”. Com uma pandemia em andamento, conflitos armados, preços em alta e tensões internacionais, estão a ser afetadas as condições de vida das populações e a segurança alimentar global. Precisamos de construir um mundo sustentável, onde haja acesso regular a alimentos nutritivos suficientes. Logo a seguir, no dia 17 de outubro, celebra-se o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, onde o tema proposto pela ONU é a “Dignidade para todos na prática: Os compromissos que assumimos juntos pela justiça social, pela paz e pelo planeta”.
Outubro é o mês internacional das bibliotecas escolares. O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda feira do mês de outubro (24/10). Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. As bibliotecas escolares são espaços e serviços importantíssimos da Escola e funcionam como espaços de aprendizagem, conhecimento, de exploração, de descoberta, envolvendo crianças, jovens, professores e pessoal técnico em várias atividades que promovem diferentes literacias.
O mês de outubro encerra com o “Dia das Cidades” (“Melhor Cidade, Melhore Vida”, pela ONU) e com o Halloween, na noite do dia 31. A festa tem origens nos Estados Unidos, onde as pessoas gostam de se fantasiar de personagens de terror e as crianças costumam sair às casas pedindo doces. Em Portugal, temos o Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia das Bruxas, tendo este evento ganhado mais adeptos nas últimas décadas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho