A culpa
Ideias
2017-04-18 às 06h00
“Cristo, o nosso único salvador, regressamos a ti também este ano com o olhar baixo de vergonha e o coração cheio de esperança. Vergonha por todas as imagens de devastação, de destruição e de naufrágio que se tornaram normais na nossa vida”. As palavras são do Papa Francisco e foram proferidas na sexta-feira depois de presidir ao ritual da Via Sacra, no Coliseu de Roma.
E... tem toda a razão. E o problema é que não sabemos onde este Mundo vai parar ao assistirmos todos os dias a notícias como as que o Papa descreve. E, só nos últimos dias, para além dos Estados Unidos terem lançado no Afeganistão a “mãe de todas as bombas”, já assistimos aos Estados Unidos a avisarem que podem atacar a Coreia do Norte se esta testar armas nucleares ou, então, ao referendo na Turquia que, não fazendo mortes, praticamente dá poder absoluto ao actual presidente Tayyip Erdogan... o mesmo é dizer que regressam à ditadura.
De facto, não se sabe porque pensa assim este Mundo... Porque pensa em populismos e extremismos a Europa? E ainda mais quando esta é invejada por todos os outros povos do Mundo, quando aqui existe paz, segurança e a acção social é a melhor do planeta? De facto há muita coisa que não se entende.
Mas... entende-se porque as televisões, as rádios e os jornais mostram as tais imagens de devastação, de destruição, de naufrágio, de assassinatos, notícias de faca e alguidar... Para além do dever de as mostrar, exploram-nas ao máximo porque têm telespectadores, ouvintes e leitores. Caso contrário não o faziam com tanta insistência. A imprensa mostra e dá aquilo que o público quer. É preciso não esquecer isso. E, infelizmente, quem quer ver a desgraça e a violência é a maioria. Porque será?
19 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário