Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Para que conste...

Aprender, ler, escrever

Para que conste...

Voz às Escolas

2024-03-14 às 06h00

Luisa Rodrigues Luisa Rodrigues

No passado dia 02 de março, realizou-se mais um Torneio de Atletismo de Pavilhão, dinamizado pelo Centro de Formação Desportiva de Atletismo do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e pela Coordenação Local do Desporto Escolar – Braga.
A referida prova tem sido realizada, anualmente, com a participação de centenas de alunos de diversas Escolas e Coletividades, sendo um dos pontos altos das atividades desportivas dinamizadas pelo Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, para quem a prática desportiva tem sido, desde há longos anos, uma das grandes apostas, nas suas mais diversas modalidades.
Quanto aos resultados alcançados pelos alunos, e pese embora o facto do principal objetivo incidir no “fomento à introdução da prática desportiva e à competição enquanto estratégias de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis, com respeito pelos princípios de igualdade de oportunidades e da diversidade ...”, os mesmos evidenciam, claramente, o nível de qualidade do trabalho dos docentes que os acompanham, e o nível de desempenho dos nossos atletas.
Das várias modalidades que integram o Clube do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, destaca-se, pelos resultados alcançados, a modalidade de Atletismo, em que os atletas têm alcançados os mais altos lugares nos pódios, a nível regional, nacional e mundial, resultados esses para a análise dos quais não podemos descurar as condições em que decorrem as atividades físicas.
Temos consciência de que a inexistência de condições é um forte motivo de desmotivação, sobretudo para os atletas mais jovens, o que acresce ao mérito dos resultados que alcançam, se tivermos em conta o estado de degradação das instalações desportivas cobertas (pavilhão gimnodesportivo) a que, diariamente, recorrem, para a prática desportiva.
Do mesmo modo temos consciência de que, sendo Escola Pública, temos, cada vez mais, que nos contentar com as “migalhas” que sobram de uma priorização de investimentos que continua a desvalorizar a educação, sabendo que, com ou sem condições, os profissionais de educação encontram alternativas para que não sejam lesados aqueles a quem não podem ser assacadas quaisquer responsabilidades – os alunos.
E, assim, vamos assistindo e “sobrevivendo”, com a esperança que ainda nos resta de que um dia nos seja reconhecido o mérito do esforço que fazemos para que os nossos alunos não esmoreçam e, sobretudo, de que lhes seja reconhecido o mérito dos resultados que continuam a alcançar, dando-lhes condições para continuarem.
Entretanto, continuaremos a enaltecer o seu desempenho, através dos meios que temos ao nosso alcance, para que nem eles nem as famílias desistam, porque “incentivos” para cruzarmos os braços não nos faltam.
Assim, aproveitando o espaço que me é dado pelo Correio do Minho, tenho o privilégio de divulgar que, no passado sábado, a nossa atleta Mariana Leite subiu ao pódio, em Setúbal, no Corta Mato Nacional, na categoria LF, para receber a medalha do primeiro lugar, pelo quarto ano consecutivo.
E que, como forma de reconhecimento do desempenho dos muitos atletas que têm elevado o nome do nosso Agrupamento, nas mais diversas modalidades e competições, no passado dia 02 de março foi anunciado, publicamente, que o Torneio de Atletismo de Pavilhão de Monsul passará, a partir deste ano, a designar-se Torneio de Atletismo de Pavilhão Jorge Oliveira.
Jorge Oliveira foi aluno do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, tendo-se destacado pelos excelentes resultados alcançados na modalidade de Atletismo, a nível Distrital, Nacional e Mundial.
Para que conste ...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho