Correio do Minho

Braga, terça-feira

Parabéns Salvador...

Dar banho às virgens

Ideias

2017-05-15 às 06h00

Paulo Monteiro

“Music is not fireworks is feeling” (música não é fogo de artifício. É sentimento). As palavras pertencem a Salvador Sobral e foram proferidas em pleno palco de Kiev no momento da sua consagração como vencedor do Festival da Eurovisão da Canção 2017. Mais tarde, já na conferência de imprensa quando alguém lhe voltou a falar da camisola com a inscrição ‘SOS refugees’, respondeu: “isso foi um momento” e foi esse momento e nesse momento que pretendeu fazer a diferença. O momento agora é dizer que é esta música que precisamos acarinhar e que a vitória não foi dele, foi da música.

Salvador mereceu. A RTP mereceu (ao fim de tantos anos decidiu apostar na verdadeira música). E Portugal mereceu. Merecemos todos. As vitórias são nossas. E terá de ser sempre assim. Trabalhando em conjunto somos, de facto, os melhores do mundo. Mas para sermos os melhores também, nas alturas dos insucessos, temos de ser unidos e dizer que erramos, mas que erramos todos.
Somos de um pequeno país. Pequenos em tamanho mas enormes em qualidade: ganhamos o Euro’2016; temos o melhor jogador do Mundo; Guterres é secretário-geral da ONU; tivemos um presidente da Comissão Europeia; todos gostam de Portugal e o turismo só dá cartas; ganhámos o Prémio Nobel; o Prémio Prit-zker... e por aí fora. Somos os melhores. Não tenham dúvida. E agora ganhámos a Eurovisão e a cantar em português (até a Alemanha cantou em inglês, vejam só).

Enfim... tivemos um excelente 13 de Maio. Dia memorável onde, pela primeira vez em democracia, tivemos uma perspectiva bem diferente dos três FFF... Fátima, Futebol e Festival. O mofo, o velho, a ditadura, a tristeza... deram lugar à alegria, à jovialidade, ao amor, a tudo o que é bom... e todos vivemos felizes este 13 de Maio... Este foi, para mim, o verdadeiro milagre. Um dizer à história que afinal há três FFF mas que são vividos em democracia, em liberdade e sem censura...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

13 Novembro 2018

Braga Capital

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.