Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Participação cidadã em bibliotecas públicas

A proibição do uso de telemóveis nas escolas...

Voz às Escolas

2023-06-15 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

Para a minha crónica de hoje, e na sequência da informação disseminada pela Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, entendi oportuno contribuir para a difusão do “Rough Guide to Citizen Engagement in Public Libraries”, que numa tradução livre se designa “Guia aproximado para o envolvimento do cidadão em bibliotecas públicas”, da coautoria de Susana Silvestre, Filipa Barros, Ilona Kish e Luca Moltmann. Este guia prático ilustra a contribuição única que as bibliotecas públicas podem trazer ao envolvimento dos cidadãos nos processos de formulação de políticas, ou outras áreas da vida pública, e pretende assumir-se como uma ferramenta promotora da participação ativa das comunidades nas bibliotecas públicas, incentivando o envolvimento dos cidadãos na tomada de decisões, assim como no planeamento e na execução de atividades e serviços oferecidos pelas bibliotecas.
O guia sugere diretrizes e orientações práticas para que as bibliotecas públicas possam desenvolver e implementar estratégias efetivas de participação cidadã e aborda diferentes aspetos relacionados com a sua participação.
Assim, através da fase de “Diagnóstico e Mapeamento”, recomenda-se a realização de um diagnóstico que identifique as necessidades e interesses duma comunidade em relação à sua biblioteca, além da necessidade de se elencar os grupos e organizações existentes que se podem envolver na participação cidadã. Noutra fase, deve ter-se em consideração o “Planeamento Participativo”, através da criação de espaços e mecanismos para que os cidadãos possam, efetivamente e ativamente, contribuir no planeamento das atividades e serviços da biblioteca. Isso envolve a realização de consultas públicas, reuniões comunitárias e a formação de grupos consultivos compostos por representantes da comunidade. Numa perspetiva de “Acesso e Inclusão”, o guia destaca a importância de garantir a acessibilidade física e digital da biblioteca, bem como a inclusão de grupos específicos, como pessoas portadoras de deficiência, migrantes, refugiados e minorias étnicas.
Na fase de “Promoção de Atividades Participativas” enfatiza-se a realização de eventos, oficinas e atividades que envolvam a participação ativa da comunidade, permitindo que os cidadãos contribuam com os seus conhecimentos, experiências, habilidades e talentos. Por fim, e numa fase de “Avaliação e Monitorização”, recomenda-se a criação de mecanismos de avaliação para que os resultados da participação cidadã possam ser acompanhados e analisados, de forma a garantir que as expetativas da comunidade estejam a ser atendidas e correspondidas, possibilitando-se, dessa forma, melhoramentos contínuos.
O guia enfatiza a importância de uma abordagem inclusiva e democrática, na qual todas as vozes da comunidade sejam ouvidas e consideradas. Ele destaca que a participação cidadã não se restringe apenas à consulta ou recolha de opiniões, mas também envolve o compartilhamento de responsabilidades e a cocriação de soluções.
Ao implementar as diretrizes do “Guia aproximado para o envolvimento do cidadão em bibliotecas públicas”, as bibliotecas podem tornar-se espaços verdadeiramente democráticos, onde os cidadãos têm a oportunidade de influenciar as políticas e práticas, além de se sentirem parte ativa na construção e no desenvolvimento dessas instituições.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho