Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Partilhas

Sem paralelo

Partilhas

Voz às Escolas

2019-06-10 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

Hoje quero partilhar com os leitores o enorme orgulho do Agrupamento que dirijo pelas participações relevantes dos nossos alunos em diversos projetos de âmbito local e nacional.
São muitos os exemplos. Irei referir alguns, mas todos, sem exceção, são igualmente importantes.
Assim, nas Olimpíadas da Biologia, tivemos um aluno do 11ºano classificado entre os 10 melhores a nível nacional. O mesmo aluno conseguiu ficar classificado entre os melhores nas Olimpíadas da Física. No Canguru Matemático 2019, um aluno do 10ºano foi premiado com a participação nas atividades de verão da Universidade de Coimbra. Uma aluna do 8º ano ganhou o Concurso Nacional de Fotografia da Ordem dos Biólogos. Uma turma do 1º ciclo da EB Gualtar viu a sua história publicada na edição “Vamos contar uma história”, da Lusoinfo Editora. Dois alunos do 10ºano receberam uma menção honrosa pelo seu trabalho candidato ao prémio atribuído pela Associação Nacional da Assembleias Municipais. Um grupo de alunos do ensino profissional da área de informática passou à fase regional no concurso de empreendedorismo, promovido pela CIM Cávado.
No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, três alunos do ensino básico representaram o distrito de Braga na Assembleia da República.

Depois, e não menos importante, o AECA proporcionou momentos inesquecíveis aos nossos alunos em lugares/espaços que, por certo, irão lembrar pela vida fora: o Theatro Circo onde assistiram a cinema e teatro, a Assembleia da República, o Mosteiro de Tibães, a Fundação de Serralves, a gravação de programa em estúdio de televisão, muitas visitas a diferentes lugares e, no estrangeiro, as cidades de Munique, Copenhaga e Bruxelas.
Os diversos projetos em que o AECA se encontra envolvido – Parlamento Jovem, Parlamento Concelhio, Plano Nacional de Leitura, Plano Nacional de Cinema, Escola Promotora de Saúde, Erasmus+, ETwinning, Eco Escolas, Olimpíadas das diferentes áreas do saber, Teatro Escolar, Desporto Escolar, continuarão, assim esperamos, a apelar à participação, envolvimento e formação de todos os nossos alunos.
A estes juntar-se-á novo projeto de “Educação para a Cidadania em Contexto Escolar”, cujo plano de ação tem diversos parceiros locais e nacionais – o Município, a UMAR, o Centro de Formação Sá de Miranda, a Fundação Gonçalo da Silveira, entre outros.

Visa este novo projeto a união de sinergias, tendo em vista as melhores práticas de educação formal e informal para o desenvolvimento de competências no âmbito da Educação para a Cidadania.
Antes de me despedir, não posso deixar de dar os parabéns a todos os alunos que participam nos projetos que referi e apelar à sua participação naqueles que o AECA irá iniciar.
Agradeço a todos os professores o entusiasmo, motivação e gosto com que se envolvem nos diferentes projetos, estimulando os alunos e acompanhando-os.
Agradeço ao pessoal não docente a disponibilidade e acompanhamento, contribuindo todos os dias para o sucesso de todos.
Para todos excelentes e merecidas férias (… quando for possível).

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

16 Setembro 2019

Sejam bem-vindos!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.