Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

‘Penosidade no trabalho por turnos’

Quem fez o trabalho de casa?

‘Penosidade no trabalho por turnos’

Ideias

2019-06-12 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Tive a oportunidade de, na semana passada, moderar um debate promovido pela UGT, no auditório da Biblioteca Camilo Castelo Branco, em Famalicão. Mário Freitas (especialista em Medicina do Trabalho), Eduardo Duque (professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa), Nuno Sá (deputado do PS), José Manuel Fernandes (eurodeputado do PSD), foram os oradores. Todos com excelentes intervenções.

José Manuel Fernandes lançou o repto de que o futuro passa por “melhores salários para todos”; Mário Freitas sustentou que “as sestas fazem bem e que a ausência de luz afecta o trabalho e prejudica algumas doenças, como o cancro da mama”; Nuno Sá comprometeu-se a “ajudar a melhorar o enquadramento da lei em termos de trabalho por turnos” e Eduardo Duque falou da Família... Queria aproveitar para fazer um pedido de desculpas já que, no passado dia 8, erradamente escrevemos João Duque, quando devíamos ter escrito Eduardo Duque. Este professor doutorado em Sociologia fez uma intervenção sobre a Família e afirmou que “a Família foi a que mais se alterou ao longo dos anos, já que registou tantas e tantas mudanças”.

Uma autêntica aula de história da família até aos dias de hoje e que surpreendeu muitos dos presentes. Um debate onde o público teve, também, uma intervenção activa, numa excelente organização da União Geral dos Trabalhadores e onde o presidente da UGT - Braga, César Campos, fez questão de lembrar que trabalhar por turnos não é o mesmo que trabalhos nocturnos e trabalhar por turnos significa que hoje se trabalha de manhã, amanhã à tarde e depois à noite, em ciclos rotativos. Daí a importância do tema e do tempo que os trabalhadores reclamam para a família. Um assunto na ordem do dia e que preocupa muito...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.