Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Perspicácia o super poder

Comunidades de aprendizagem

Perspicácia o super poder

Escreve quem sabe

2020-03-08 às 06h00

Joana Silva Joana Silva

Qualquer ser humano é dotado de astucia e perspicácia. Uns mais do que outros, é verdade, embora nem sempre reconheçam em si próprios/as essas características. A perspicácia é uma habilidade emocional de “ler” e entender as situações de forma rápida, a “um clique”. Ser perspicaz é reunir determinadas características, tais como: a coragem, enfrentar os “nãos” da vida, ser determinado/a, empenhado/a e mais do que ser inteligente apenas, ser inteligente emocionalmente. A inteligência emocional, não está circunscrita à aquisição de conhecimentos em livros ou manuais, é muito mais. A inteligência emocional, envolve a capacidade de ler e interpretar as emoções tanto na própria pessoa como nos outros. Envolve a empatia, a capacidade da pessoa se posicionar e estar no lugar do outro.

A perspicácia aliada à inteligência emocional são habilidades emocionais poderosíssimas. A perspicácia é uma espécie de palpite que o nosso inconsciente dá em relação a algo para que consigamos atingir ou alcançar com sucesso. A vida treina a perspicácia, e nem sempre através do lado bom da vida. Vem de quedas, tropeços e de levantar, respirar e seguir em frente. As pessoas perspicazes relacionam-se com personalidades quase sempre, muito difíceis no seu dia-a-dia e acabam por “treinar” essa competência e muito sob a influência de stress. São pessoas tão admiráveis que por vezes, parecem dotadas de um super poder especial (que na verdade é a inteligência emocional) que faz compreender na íntegra a personalidade das pessoas com as quais se relacionam. Intrigado/a? Reflita. Certamente que reconhece alguém muito perspicaz no seu círculo social ou familiar que parece conseguir “traçar” o perfil de personalidade de alguém num “estalar de dedos”.

Isto é, como se conseguisse “ler” as emoções dessa pessoa de forma descritiva natural e imediata, como por exemplo, “ É uma pessoa muito melancólica” (tem a perspicácia de distinguir emoções de tristeza mesmo quando a pessoa está a sorrir) ou “Perfil arrogante” (tem perspicácia de perceber que a arrogância pode não ser exclusivo de todo de um comportamento altivo, mas sim na descodificação muitas vezes, de uma pessoa que parece prestativa mas na realidade, a forma como comunica e pelo tom de voz que utiliza e pelo que diz, é o oposto). Conseguem evidenciar detalhes ao analisarem determinadas micro expressões faciais, como por exemplo, perceber que a pessoa está desconfiada pelo número de vezes que arqueia as sobrancelhas. Mas não há mistério.

O segredo é um. As pessoas perspicazes são mais sensíveis e atentas a perceber detalhes, são mais empáticas porque conseguem perceber o que o outro está a sentir e logo conseguem comunicar melhor porque o seu registo de pensamento e linguagem verbal ajusta-se ao da pessoa que tem diante de si. Há quem diga que a perspicácia é aliada no sucesso mas uma habilidade muito má porque pode-se subentender que é manipular pessoas. Mito. Na realidade, todas as emoções, habilidades e competências da personalidade têm os seus pontos fortes e pontos fracos. Até mesmo o amor, se for em excesso e possessivo é mau correto?! Tornam-se negativos quando é canalizado ou orientado para lesar pessoas. As pessoas perspicazes acreditam no seu potencial, nas suas capacidades, são seguras de si e são estas características que as fazem “brilhar” inconscientemente e as distingue de tudo e de todos. São pessoas que das situações más que lhes acontecem, tiram conclusões que posteriormente servem de lições.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

23 Novembro 2020

Uma máquina consciente

22 Novembro 2020

Vivências da infância

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho