A proibição do uso de telemóveis nas escolas...
Voz às Bibliotecas
2021-12-30 às 06h00
Assumindo-se Vila Nova de Famalicão como uma Cidade Educadora é natural que, numa lógica de acesso plural ao conhecimento como condição fundamental para a construção e consolidação de uma sociedade livre, se possa tornar e assumir, também, como uma Cidade Leitora. Para cumprimento dessa missão, o Plano Local de Leitura de Vila Nova de Famalicão, da responsabilidade do Município de Vila Nova de Famalicão, concretizado pela Divisão de Bibliotecas e Arquivos, assume-se como um instrumento integrado e territorialmente abrangente da política de promoção do livro e da leitura que a Câmara Municipal pretende disponibilizar a todos os famalicenses.
O Plano Local de Leitura promove um conjunto de iniciativas e projetos, em articulação com diversos parceiros locais, com o objetivo de promover o acesso ao livro, à leitura, à informação e ao conhecimento, junto de todas as faixas etárias, indo, assim, ao encontro tanto do público escolar como da comunidade geral que já frequenta ou, que se pretende, passem a frequentar as bibliotecas e os arquivos do concelho. Este duplo desígnio de captação e de fidelização de público concretiza-se através do acesso democrático à informação, à cultura, ao pensamento e ao conhecimento.
O Plano Local de Leitura de Vila Nova de Famalicão integra um vasto e diversificado conjunto de programas que se assumem como instrumentos de formação da cidadania e como fonte de fruição cultural, assim como de promoção e democratização no acesso às bibliotecas e arquivos. As atividades elencadas a seguir são apenas algumas daquelas que entendo merecerem especial destaque como apresentação para o próximo ano 2022, pois muitas outras atividades são realizadas quotidianamente nas bibliotecas e arquivos de Vila Nova de Famalicão. Começo pelo projeto “ODS: juntos mudamos o mundo”, inteiramente centrado na temática dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cujo principal objetivo é dar a conhecer à comunidade educativa e à comunidade em geral os 17 ODS, através de um conjunto de iniciativas ligadas à leitura e à escrita, bem como à partilha e reflexão de ideias. Outro evento a merecer destaque para 2022 é a 12.ª edição da “Semana da Leitura das Bibliotecas de Famalicão” através do qual a Rede de Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão organizará, em conjunto, um programa de atividades educativas e culturais que envolverá um total de mais de 30 bibliotecas, da rede pública e da rede escolar, espalhadas por todo o concelho de Vila Nova Famalicão.
Na área formativa e de construção do pensamento crítico realizar-se-á, também, a 15.ª edição do “Encontro das Bibliotecas de Famalicão”, que pretende reunir profissionais das áreas da Educação e da Biblioteconomia e onde serão apresentadas e partilhadas as boas práticas que, a nível nacional, os municípios e agrupamentos de escolas desenvolvem na área da biblioteconomia e das ciências da informação.
No âmbito das parcerias institucionais pretende-se continuar a dinamizar dois importantes galardões culturais, em concreto o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho e o Prémio de História Alberto Sampaio. O Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, instituído em 2010, distingue anualmente uma obra de ensaio literário publicada em livro no ano anterior ao da edição. A criação deste importante galardão é resultado de um plano de promoção em torno do conhecimento e reconhecimento da personalidade de um dos mais reconhecidos ensaístas portugueses, o escritor e jornalista Eduardo Prado Coelho e concretiza-se através da parceria instituída entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Associação Portuguesa de Escritores. O Prémio de História Alberto Sampaio é, por sua vez, uma instituição conjunta dos Municípios de Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Braga; da Sociedade Martins Sarmento, a quem compete a coordenação e a organização do prémio, e da Academia das Ciências de Lisboa, a quem compete a direção científica do mesmo. O prémio destina-se a homenagear e a manter viva a pessoa e obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e a investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica.
Por tudo isto, faço votos de um excelente 2022 e deixo o convite para que visitem e participem nestes, ou noutros, even- tos do município de Vila Nova de Famalicão.
10 Julho 2025
26 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário