Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Plovdiv e Matera: Capitais Europeias da Cultura 2019

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

Plovdiv e Matera: Capitais Europeias da Cultura 2019

Ideias

2019-01-08 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Plovdiv (Bulgária) e Matera (Itália) recebem, desde o passado dia 1 de Janeiro, o título de Capital Europeia da Cultura. Durante um ano, vão mostrar a sua cultura ao resto do mundo, num programa recheado de eventos e que se espera cheio de sucessos. A cidade búlgara de Plovdiv tem como lema ‘Juntos’, e conta com mais de 300 acções ao longo do ano e com a cerimónia de abertura marcada para 11 a 13 deste mês. Já a cidade italiana de Matera tem como lema ‘Um futuro aberto’, onde focará especialmente a inclusão social e cultural e a inovação colaborativa.

A Cultura tem sido um dos maiores sucessos da União Europeia. Este título nasceu em 1985, através da então ministra da Cultura da Grécia, Melina Mercouri, e desde então passou a ser uma das iniciativas mais importantes na Europa e com todos os países a quererem receber este título. E o interesse é tão grande e a concorrência ‘feroz’ que a União Europeia decidiu estipular já um calendário até 2033, com os anos em que cada país se pode candidatar. Assim, já se sabe que as cidades portuguesas podem candidatar-se ao título de Capital Europeia da Cultura em 2027 (neste ano a organização cabe a Portugal e Letónia).

E o interesse nacional é tão grande que já são mais de uma dúzia as cidades portuguesas que demonstraram interesse em candidatar-se: Aveiro, Braga, Caldas da Rainha, Cascais, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo ou Viseu.
O anúncio da cidade vencedora está marcado para 2023. Para já trabalha-se nos bastidores - e muito - para apresentar o melhor projecto. Veremos daqui a quatro anos quem sucederá a Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012)...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

02 Junho 2020

O PS e as presidenciais

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho