Correio do Minho

Braga, terça-feira

Poder autárquico

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Ideias

2016-12-12 às 06h00

Paulo Monteiro

Faz hoje 40 anos que os portugueses foram às urnas pela primeira vez para eleger os seus representantes autárquicos. No dia 12 de Dezembro de 1976, no distrito de Braga o PSD venceu seis câmaras (Barcelos, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão), o CDS, quatro (Amares, Celorico de Basto, Esposende e Vila Verde) e o PS três (Braga, Cabeceiras de Basto e Guimarães). 40 anos depois o mapa mudou significativamente; o PSD tem quatro autarquias (Celorico de Basto, Esposende, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde). O CDS nenhuma e o PS seis (Amares, Barcelos, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães e Terras de Bouro).

Mas em algumas autarquias o PSD e CDS e ainda o PPM concorreram coligados e conquistaram Braga, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão. Hoje é dia de homenagem ao poder autárquico e a todos aqueles que contribuíram para o sucesso de cada um dos concelhos. Uns melhores, outros piores, e nisso os eleitores minhotos sempre foram implacáveis e votaram em quem dava mais garantias. No entanto, este processo de 40 anos de poder autárquico foi alterado em 2013 uma vez que a lei eleitoral não permitiu que os presidentes com três mandatos consecutivos pudessem ser candidatos.

No distrito de Braga isso aconteceu em Braga, Guimarães, Esposende, Amares, Vila Nova de Famalicão, Fafe e Cabeceiras de Basto. Em quase todos estes concelhos mudou o presidente mas não a cor política com excepções de Amares (José Barbosa, independente) e Braga (Mesquita Machado, PS). E em 2017 como vai ser? A pré-campanha já começou. Os primeiros candidatos já se apresentaram. Mais uma vez as autárquicas prometem porque vêm aí muitas surpresas... e cá estaremos para falar de algumas delas!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Setembro 2018

Traição, dizem eles!

25 Setembro 2018

As receitas do IVA

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.