Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

População idosa... pior economia

Transparência na gestão da coisa pública

População idosa... pior economia

Ideias

2019-10-24 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Já escrevi esta semana que os números da população portuguesa no que diz respeito aos idosos não são famosos: temos cada vez mais idosos e cada vez menos jovens. Os números foram claros: segundo a Pordata existem actualmente 153 idosos para 100 jovens, em Portugal (dados calculados com idosos a terem 65 anos ou mais e os jovens menos de 15 anos), o terceiro país mais envelhecido da União Europeia logo a seguir à Itália e à Alemanha. E estes dados têm outros custos:?ontem a Moody’s veio alertar que, em 12 países analisados, Portugal está entre os cinco que enfrentarão maiores pressões de crescimento decorrentes do envelhecimento da população e só uma “reviravolta sem precedentes” no aumento da produtividade poderia anular o efeito.

“O potencial de crescimento (económico) vai cair para zero ou abaixo de zero (contração da economia) em Itália, no Japão, na Grécia, em Portugal e em Espanha a partir do início dos anos 2030, a menos que uma aceleração no crescimento da produtividade compense o impacto negativo da redução das populações”, indica a Moody’s num estudo ontem divulgado e publicado pela Lusa. A agência de ‘rating’ fez uma análise de 12 países mais envelhecidos ou que serão alvo de um envelhecimento mais rápido da população nos próximos 15 anos. “Concluímos que Portugal é um dos cinco países que enfrentarão graves pressões no crescimento (económico), a menos que o crescimento da produtividade acelere”, indica a Moody’s. Mais uma prova de que temos que reverter a balança: temos que ter mais nascimentos, mais jovens em Portugal e o mais rapidamente possível. Caso contrário sofremos todos. Venha a reviravolta sem precedentes que é bem precisa!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho