Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Portas que se abrem para o futuro

Habitação acessível (2)

Portas que se abrem para o futuro

Ideias

2018-04-30 às 06h00

Pedro Morgado Pedro Morgado

Durante o mês de Abril, a região de Braga assistiu a várias iniciativas que deixam abertas portas muito importantes para o nosso futuro comum.
O Open Weekend da Universidade do Minho voltou a abrir os campi de Gualtar e de Azurém aos cidadãos interessados em visitar as suas diferentes unidades de ensino e de investigação. Com estas iniciativas reforça-se a ligação entre a Universidade e a sociedade, num tempo em que é cada vez mais evidente que estudar no Ensino Superior é o caminho mais seguro para o sucesso profissional e a via mais fácil para a mobilidade social. Isso mesmo foi apresentado recentemente num estudo nacional liderado por Miguel Portela, da Escola de Economia e Gestão, que demonstra que os licenciados ganham mais 50% e têm maior qualidade de vida do que aqueles que apenas completaram o 12.º ano.

Temos no Minho uma das melhores universidades do país que, por vezes, não valorizamos como devíamos. Direta e indiretamente, a Universidade do Minho é um recurso fundamental para o desenvolvimento regional, contribuindo para a geração de valor que se traduz no aumento da qualidade de vida dos cidadãos.
Mais recentemente, o novo Fórum Braga abriu as portas à cidade e à região. Felizmente, a renovação do antigo Parque de Exposições de Braga não foi uma mera operação de redesenho arquitetónico: o Fórum Braga mudou de filosofia, passou a incorporar um espaço para exposições de arte contemporânea e quer converter-se no centro de congressos e negócios de que a região há muito necessita. Pela sua dimensão e versatilidade, trata-se de um equipamento muito importante para a reafirmação da região de Braga enquanto pólo de desenvolvimento económico e social no contexto ibérico e europeu. A forma como o Fórum Braga foi pensado e a Investe Braga tem sido gerida põe em evidência a importância da qualidade das lideranças nas instituições e empresas públicas.

No último sábado, o gnration celebrou mais um aniversário de portas abertas e com casa cheia. O gnration open day ofereceu 16 horas de atividades multidisciplinares aos bracarenses. Foi o corolário da afirmação deste jovem projeto cultural que conta com cinco anos de atividade e que faz a cidade de Braga parecer um pouco mais cosmopolita do que é (mas ainda menos do que gostaríamos que fosse).
A terminar um mês cheio de boas notícias, uma palavra sobre o projeto Porta Nova. Trata-se de uma iniciativa da responsabilidade dos estudantes de Medicina da Universidade do Minho que, nas suas palavras, pretende escancarar a porta para um mundo novo, para uma outra forma de o habitar, cuidar e servir através do voluntariado internacional no âmbito da saúde em Moçambique, Guiné-Bissau e Angola. São jovens responsáveis e cheios de boa-vontade e de energia que certamente darão bom uso a todos os apoios que receberem da sociedade.

A afirmação da região de Braga tem acontecido apesar das inúmeras adversidades com que nos deparamos. Vivemos num país extraordinariamente centralista, governado a partir de Lisboa e que define regras especialmente vantajosas para as instituições de Lisboa e do Porto. É por isso que, enquanto não conseguimos descentralizar efetivamente o poder (e o dinheiro), temos que nos fazer valer das portas que a região de Braga tem aberto para o mundo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho