Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Português para todos

COVID… e agora?

Voz às Escolas

2016-11-16 às 06h00

Manuel Vitorino Manuel Vitorino

O Agrupamento de Escolas de Monserrate tem, para o presente ano letivo, a oferta formativa de um curso de Língua Portuguesa Para Falantes de Outras Línguas, certificado com o nível A2, com a duração de 150 horas, a funcionar na Escola Secundária de Monserrate.

Este é um programa destinado a cidadãos estrangeiros, com idade igual ou superior a 18 anos, com situação regularizada em Portugal, que permite elevar os conhecimentos e competências indispensáveis a uma inserção de pleno direito na sociedade portuguesa, promovendo a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa.

Este ano a turma integra 30 formandos provenientes de doze países: República Popular da China, França, Bangladesh, Paquistão, Espanha, Venezuela, Marrocos, Nepal, Ucrânia, Síria e Itália. Esta comunidade de estrangeiros encontra-se em Portugal pelas razões mais diversas, desde emigração por questões económicas a requerentes a asilo político ou, ainda, por fuga à guerra.

A aprendizagem da língua portuguesa constitui o objetivo primordial, assim como deveras importante é a integração destas pessoas na comunidade de Viana do Castelo, contando para isso com a colaboração de outras organizações e instituições concelhias, caso da Câmara Municipal e do Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante (CLAII). Assim os formandos participam em várias atividades, tais como: Semana da Tolerância (de 15 a 27 de novembro), a Semana da Diversidade Cultural, em Bibliotecas Humanas, Cozinhas Multiculturais. Atualmente, estão a colaborar com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo no projeto “Olhar o Outro - Retratos Filmados”.

O Agrupamento de Escolas de Monserrate já tem tradição na lecionação das turmas para a comunidade imigrante, tendo sido distinguida pela Direção-Geral da Educação com o “Selo de Escola Intercultural” pela ação que vem desenvolvendo nas dimensões da interculturalidade, nomeadamente através do trabalho desenvolvido com as comunidades estrangeiras que se instalaram no concelho e que participam no Programa Português para Todos.

*com a colaboração de Madalena Reis

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

04 Junho 2020

Direito à Educação

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho