Correio do Minho

Braga, terça-feira

Premiando o mérito

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Voz às Escolas

2016-10-31 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Anualmente, no nosso Agrupamento procedemos a entrega dos diplomas de mérito aos nossos alunos.
Como estarão lembrados, há já alguns anos foi criado nas escolas o Dia do Diploma, previsto no calendário escolar aprovado, que compreendia a entrega aos dois melhores alunos finalistas do ensino secundário nos cursos cientifico humanísticos e nos cursos profissionais do diploma de mérito acompanhado de cheque disponibilizado pelo Ministério da Educação.

A atribuição do valor monetário durou poucos anos, mas manteve-se no calendário escolar a indicação do Dia do Diploma, ficando a escolha da data ao critério das escolas.
Sabemos que estas cerimónias nas escolas são momentos muito valorizados por todos - alunos, pais, professores, funcionários - representando o culminar de um ano de trabalho e, para muitos, a transição para novo ciclo de estudos, para a universidade ou para a vida profissional. São momentos marcantes, de grande júbilo que ficam na memória dos alunos e das famílias.

No AECA, para além de fazermos a entrega dos diplomas oficiais aos alunos finalistas do ensino secundário, também entregamos os diplomas de mérito e mérito académico a todos os alunos que cumprem determinados requisitos no que respeita aos resultados escolares. Tratan- do-se de mérito académico são os alunos que no respetivo ano apresentam médias de classificações internas a partir de dezoito valores, no ensino secundário e no ensino básico, a partir de quatro vírgula cinco. Quanto ao diploma de mérito, a sua entrega resulta de propostas, nomeadamente dos conselhos de turma, destacando-se os alunos valorizados pela participação e envolvimento em projetos, atividades, campanhas de voluntariado, exemplos de cidadania, entre outros.

Atendendo ao elevado número de diplomas que atribuímos todos os anos, optamos, este ano, por realizar esta cerimónia em diferentes momentos, de acordo com os intervenientes.
Assim, no passado dia 21 de outubro, na escola sede, realizamos o Dia do Diploma para os alunos finalistas do ensino secundário. A maioria destes alunos encontra-se a frequentar a universidade, em muitos casos fora de Braga, aproveitando este momento de regresso à escola para conviver e rever os amigos.

Além dos muitos diplomas finais de curso, entregamos com muita satisfação e louvor, elevado número de diplomas de mérito e mérito académico. Registamos a emoção e orgulho de todos os presentes, e em particular, das famílias que participaram e apoiaram os seus finalistas.
Nesta cerimónia, homenageamos também a aluna Mafalda Alves, vencedora do 1.º Prémio do Ensino Secundário, com o trabalho “Ensaio sobre a identidade”, no concurso “Ler como quem joga - Escrever como quem pinta | Escrita do desassossego”, inspirado nas obras de Fernando Pessoa e de José Saramago, realizado no ano lectivo 2015/16 e organizado em parceria entre o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Fundação José Saramago, a Direção Geral da Administração Escolar, o Camões IP e a Porto Editora.

Outro momento marcante na cerimónia foi a apresentação do livro de finalistas 2015/16, registo fotográfico de todas as turmas do 12.º ano, inspirado no mote do Projeto Educativo do Agrupamento “Percursos com Futuro”, por proposta da Associação de Pais, com a colaboração do ACAFoto e parceria da Associação de Estudantes.
No final de novembro iremos entregar os diplomas aos alunos do ensino básico e em janeiro, no Dia do Agrupamento, será a vez dos alunos do 10º e 11º ano.
A todos desejamos muito sucesso e que realizem TODOS os vossos sonhos!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

17 Setembro 2018

“Bons e maus Papeis”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.