Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Prémio Sakharov para Oleg Sentsov

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

Prémio Sakharov para Oleg Sentsov

Ideias

2018-10-29 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Oleg Sentsov é um cineasta ucraniano, condenado a 20 anos de prisão por “planear actos terroristas” contra o domínio “de facto” russo na Crimeia. A Amnistia Internacional descreveu o processo judicial como “um julgamento injusto perante um tribunal militar”. É ele o grande vencedor deste ano do Prémio Sakharov do Parlamento Europeu para a Liberdade de Pensamento. O prémio será agora entregue a 12 de Dezembro em Estrasburgo. No Parlamento Europeu todos aplaudiram a atribuição deste prémio a Oleg Sentsov. Bem... todos não. Tanto a extrema esquerda como a extrema direita não o fizeram. Esta é mais uma prova de que os extremos se tocam e de que tanto extremismo e populismo na União Europeia não é nada bom. Bom mesmo era que em Maio do próximo ano a maioria dos europeus confirmasse nas urnas que querem continuar numa União Europeia forte, unida e em paz...

Oleg Sentsov merece o prémio atribuído. Ele foi o vencedor, tendo recebido mais votos do que os outros dois finalistas, também com trabalhos notáveis e merecedores do prémio: as ONGs que protegem os direitos humanos e salvam vidas de migrantes no Mar Mediterrâneo, e Nasser Zefzafi, o líder do Hirak Rif, um movimento popular de protesto em massa na região norte de Marrocos.
Nunca se esqueçam de que o ‘Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento’ é uma homenagem ao físico soviético e dissidente político Andrei Sakharov, e é atribuído todos os anos pelo Parlamento Europeu. Criado em 1988, recompensa personalidades ou entidades que se esforçam por defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

02 Junho 2020

O PS e as presidenciais

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho