Correio do Minho

Braga, sábado

Professor

Mercado de Trabalho em Portugal, uma visão crítica

Voz às Escolas

2011-10-17 às 06h00

Maria da Graça Moura

Ocorreu-me pensar na beleza de ser professor! Na imensidão da importância que o seu desempenho acarreta, da força da sua ação nos destinos de qualquer civilização!
A imagem do ‘Bom Professor’, do verdadeiro modelo moral e político, com uma vida que se confundia com a sua missão, sofreu grandes alterações. Começou por ser totalmente des-truída, perdeu o seu estatuto social de exceção. Renasce, mais tarde, um novo pensamento social sobre os professores, seres com verdadeiro sentido do profissionalismo, que reclamam novos direitos e oportunidades para definirem estratégias de maior sucesso educativo.

Hoje falamos do professor para divulgarmos as suas atitudes menos positivas, as suas reclamações, os seus erros, as suas revoltas! E isso é uma forte injustiça!
Olhar o professor em toda a dimensão do seu talento é uma reflexão pertinente! O professor é professor por vocação, mesmo que se reconheça exceção à regra como, de resto, acontece em todas as funções e profissões!

São tantos os professores que vivem com saudade dos tempos em que ensinar era um grande feito, em que as suas mensagens eram absorvidas de imediato, em que a escola era a novidade, a notícia, a aventura! Sem computador nem internet, os jovens cresciam em comunidade! Hoje vivem em novos países, conectados com milhões de amigos, quantas vezes isolados no seu quarto, frente a uma máquina! Na escola, frente aos outros, resta a dificuldade em gerir os seus sentimentos, as suas emoções, têm dificuldade de concentração, o quadro e o professor não cintilam às cores como no ecrã que eles controlam!

A escola de agora tem professores de agora, criativos o suficiente para mostrarem aos alu-nos que “tudo sabem”, que tudo têm para aprender! E, sobretudo, têm que aprender a aprender! Os professores desunham-se diariamente, dedicam-se constantemente, para formar cidadãos livres, com espírito crítico e de iniciativa! O professor supera-se a si mesmo para cumprir a sua missão, cultivar a liberdade, a livre escolha, ensinar a dizer não com convicção, a dizer sim com certezas, assumindo os riscos e as responsabilidades das escolhas! Ser professor é uma dádiva!

Ser professor é ter nas suas mãos a vi-são do timoneiro, a criatividade do génio, a imaginação do sonhador! É conduzir até ao limite do necessário, e é essa a beleza desta missão.
É urgente que o professor se aproprie da força que detém, e que a sociedade a reconheça e a valide. Sabemos que é cada vez mais difícil! Pais, encarregados de educação, toda a comunidade sem exceção, têm o dever de promover o respeito por quem tem séria influência no desenvolvimento social!

O estatuto da carreira docente não é pobre na sua lista de deveres do professor - deveres gerais, deveres para com os alunos, para com a escola e os outros docentes, para com os pais e encarregados de educação. Orientar, colaborar, atualizar, participar, zelar, conhecer, respeitar, promover, organizar, assegurar, manter, cooperar, cumprir, co-responsabilizar-se, partilhar, refletir, defender, incentivar, facultar, … denso conjunto de palavras, portadoras de uma ação tão marcante na vida de uma comunidade! Tão transformadora!

… fica um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que … não desanimem diante dos desafios …
Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda! Paulo Freire

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

12 Novembro 2018

Realidade Complexa

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.