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Projeto Erasmus: Segurança e Saúde no Trabalho para alunos com necessidades especiais

Enfermeiros portugueses em convenção internacional

Projeto Erasmus: Segurança e Saúde no Trabalho para alunos com necessidades especiais

Voz às Escolas

2024-11-20 às 06h00

Paulo Antunes Paulo Antunes

Entre os dias 11 e 15 de novembro de 2024, decorreu a última mobilidade do projeto Erasmus focado em práticas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para alunos com necessidades especiais em contextos de formação profissional e ambientes de trabalho. Este projeto, liderado pelo Agrupamento de Escolas de Maximinos em parceria com instituições da Alemanha, Turquia e Espanha, destacou-se pela sua abordagem inovadora e pelos significativos impactos gerados na conscientização e preparação de alunos e professores.
O projeto, que começou em janeiro de 2024, visou, desde o início, responder às lacunas identificadas no ensino de práticas de segurança para alunos com necessidades especiais. Segundo dados de 2021 do Instituto Nacional de Estatística (INE), apenas 15% desses alunos em Portugal tinham acesso a formação adequada em OHS, expondo-os a riscos no mercado de trabalho. A falta de formação dos professores, refletia-se negativamente na preparação dos alunos. Em resposta, o projeto Erasmus estabeleceu como meta aumentar em 30% a conscientização sobre riscos e perigos para pelo menos 50 alunos com necessidades especiais em 12 meses.
A mobilidade mais recente, realizada na Alemanha sob a organização da Sompon Socialservices Baden-Württemberg, concentrou-se em sessões de formação prática e visitas a centros de formação profissional. Durante esta etapa, os partici- pantes puderam observar diretamente as melhores práticas em am- bientes de trabalho adaptados. Estas experiências forneceram uma perspetiva real das aplicações de segurança no trabalho e permitiram a troca de conhecimentos entre os países envolvidos. Foram realizadas atividades práticas, como workshops e simulações, que ilustraram de forma vívida a importância da SST para uma inclusão segura e eficiente dos alunos com necessidades especiais no mercado de trabalho.
Outro ponto alto do projeto foi o desenvolvimento de metodologias e materiais audiovisuais interativos, como vídeos e simulações, destinados a aumentar a eficácia do ensino de SST. Estes recursos não apenas beneficiaram os alunos, mas também capacitaram professores, que tiveram a oportunidade de aperfeiçoar suas competências e estratégias pedagógicas. No âmbito das oficinas, realizaram-se atividades relacionadas com a dramatização e sessões de storytelling, que reforçaram a importância de transmitir mensagens de segurança através de narrativas envolventes. Este método provou ser uma ferramenta eficaz para aprofundar a compreensão dos alunos sobre os riscos e medidas preventivas, promovendo um ambiente de aprendizagem mais participativo.
O impacto do projeto estende-se além dos muros escolares, abrangendo famílias e comunidades locais. As parcerias transnacionais permitiram que cada país contribuísse com suas práticas e conhecimentos específicos, criando uma plataforma rica para o desenvolvimento conjunto de soluções e estratégias eficazes. A abordagem intercultural e colaborativa reforçou a integração de conceitos de segurança no ensino vocacional, elevando a qualidade da educação e aumentando as oportunidades de emprego para os alunos.
O encerramento da última mobilidade foi marcado pela avaliação e reflexão sobre os resultados. Este projeto, alinhado com os objetivos da União Europeia de inclusão e capacitação, de alunos com necessidades especiais, norteia para uma integração mais segura no mercado de trabalho, impulsionando sua autonomia e participação social.
O sucesso alcançado tem demonstrado que a união de esforços internacionais pode resultar em soluções inovadoras e eficazes para desafios comuns. Com o seminário final agendado para março de 2025, num formato híbrido, espera-se continuar a ampliação e disseminação das boas práticas estabelecidas, assegurando que os conhecimentos adquiridos sejam aplicados e multiplicados em outras instituições de ensino e contextos de formação profissional.

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