Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Projeto STEAM#leitura

Um Natal diferente

Projeto STEAM#leitura

Voz às Escolas

2020-10-26 às 06h00

Jorge Saleiro Jorge Saleiro

Continuamos a atravessar, sem sabermos por quanto tempo mais, o período mais exigente e desafiador para as organizações e para a sociedade em geral. O imperativo de combater a pandemia quebrou rotinas, alterou hábitos, impôs mudanças, algumas, provavelmente irreversíveis.
Para cumprir o desígnio de realizar as aulas presenciais, as escolas tiveram de fazer um esforço de organização e adaptação para preservar a segurança e a saúde das comunidades escolares acima de tudo. E muito mudou na vida das escolas, tornando este ano letivo uma provação para todos os envolvidos.
No entanto, apesar das mudanças e do acréscimo de dificuldades, subsistem exemplos de aposta na inovação para melhores aprendizagens, de resiliência face às contrariedades, de inconformismo e de perseverança, para preparar um futuro melhor para os nossos alunos.

O projeto “STEAM#leitura: para uma abordagem multidisciplinar”, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Barcelos, é um excelente exemplo, validado externamente por ter sido uma candidatura vencedora do concurso “Ideias com Mérito” da Rede de Bibliotecas Escolares.
Com Coordenação de Ádila Faria e Eduardo Cunha, docentes do Agrupamento de Escolas de Barcelos com vasto e rico currículo em Tecnologia Educativa, e acompanhamento da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, este projeto inovador assume características que o diferenciam e lhe conferem valia pedagógica inquestionável.

Trata-se de um projeto que envolve vários atores, fases e abordagens. Centra-se na criação de um cenário de aprendizagem que se baseia na exploração de textos literários, realizando a descoberta de ideias STEAM, “que motivem os leitores a redescobrir que a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática são conhecimentos que podem ser assimilados e construídos numa lógica transdisciplinar”.
O STEAM#leitura tem como objetivos “preparar os alunos para o desenvolvimento da capacidade de pensar crítica e autonomamente, de forma criativa, fomentando a competência de trabalho colaborativo e com capacidade de comunicação, desenvolver nos alunos e professores múltiplas literacias que lhes permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões na forma e conteúdo de interação com os seus pares, e avaliar a importância e o desafio oferecidos conjuntamente pelas Artes, pelas Humanidades, pela Ciência e a Tecnologia para um conhecimento sustentável, no plano social, cultural e científico e divulgação dos resultados do projeto”.

Esta experiência inovadora, destinada aos alunos do 3.º e 4.º anos, envolve docentes do 1.º ciclo e do ensino secundário, que realizam formação prévia para desenvolver o projeto com os seus alunos, e inclui, ainda, numa vertente que é de considerar extremamente valorizadora, a participação ativa de alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos) como “investiga- dores juniores que vão orientar e colaborar com alunos do primeiro ciclo na realização de atividades que envolvem o pensamento crítico, criativo e computacional”.
Num só projeto trabalha-se e promove-se a leitura, desenvolvem-se competências ao nível da tecnologia, nomeadamente da robótica, promove-se o trabalho colaborativo e expandem-se as experiências extracurriculares dos alunos mais velhos.

Podemos, sem hesitar, dizer que se trata de um projeto que explora e potencializa a organização vertical de um Agrupamento de Escolas, que é concebido “à medida” dos nossos tempos, que valoriza e desenvolve a profissionalidade docente, que dá respostas concretas ao preconizado pelo Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e que robustece a Escola pública.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

02 Dezembro 2020

Vamos escutar as VIDAS!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho