Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Quatro combinações de risco entre medicamentos e alimentos

A responsabilidade de todos

Quatro combinações de risco entre medicamentos e alimentos

Voz à Saúde

2020-12-29 às 06h00

Cátia da Silva Teixeira Cátia da Silva Teixeira

1. Vegetais de folhas verdes
A Varfarina é um fármaco anticoagulante que ajuda a tratar e a prevenir coágulos sanguíneos. A ingestão em excesso de determinados alimentos ricos em vitamina K pode diminuir a eficácia do anticoagulante.
As maiores concentrações de vitamina K são encontradas em vegetais de folhas verdes, como a couve, os espinafres, o nabo, a couve-de-bruxelas, os brócolos, o cebolinho e os espargos. A solução não passa por eliminar estes produtos, mas consumi-los de forma equilibrada e em quantidades regulares.
2. Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas podem aumentar ou prolongar os efeitos da insulina e de outros anti-diabéticos e, como tal, causar hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue).
Com a aprovação do seu médico, e na ausência de outras condições de saúde, como pancreatite, triglicéridos elevados e neuropatia, os idosos com diabetes podem beber até dois copos de vinho por dia. Poderá reduzir o risco de hipoglicemia se os tomar às refeições.
3. Fibras e substitutos do sal
A Digoxina é utilizada para fortalecer a contração do músculo cardíaco, diminuir a frequência cardíaca e promover a eliminação de líquidos dos tecidos do corpo. A fibra dietética, especificamente a fibra insolúvel, pode retardar a absorção da Digoxina e diminuir a sua eficácia. Para o evitar, os idosos devem tomar Digoxina pelo menos uma hora antes ou duas horas depois de cada refeição.
Por outro lado, o consumo de substitutos do sal pode também diminuir o efeito destes medicamentos. Isto sucede, porque estes substitutos contêm, muitas vezes, potássio em vez de sódio, o qual reduz o efeito da Digoxina.
4. Alimentos com tiramina
Medicamentos mais antigos, como os inibidores da monoamina oxidase são dos mais antigos antidepressivos ainda prescritos, embora com menor frequência.
Os alimentos que contêm tiramina, como o chocolate, alguns vinhos tintos, cerveja de malte, peixe fumado, carne ou soja fermentada, queijos envelhecidos e frutos secos, podem causar uma crise elevação grave e perigosa da pressão arterial, pelo que deverão ser evitados aquando da toma destes medicamentos.
A todos os leitores do Correio do Minho, desejo um Feliz Ano Novo. Sejam Felizes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho