Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Quem é que não gosta de praia?

1.758.035 votos de confiança

Banner publicidade
Quem é que não gosta de praia?

Ideias

2019-07-17 às 06h00

Sofia Colares Alves Sofia Colares Alves

Portugal, um dos países mais convidativos da europa, é conhecido pelos seus pratos gastronómicos de “comer e chorar por mais”, pelo clima mediterrânico, pela sua autenticidade e tradições muito antigas, mas também pelas fantásticas praias.
Estamos em plena época balnear e teremos muitas pessoas a frequentar as praias ao longo da nossa maravilhosa costa portuguesa.
Para além dos cuidados que já sabemos que devemos ter, frequentemente tomamos como garantido que a nossa praia preferida está sempre limpa e disponível para banhos. Mas isto nem sempre é o caso.
Recorda-se de ter ouvido falar de uma praia ter ficado interdita a banhos?

Estas situações causam-nos sempre algum transtorno. Mas, segundo o mais recente estudo sobre a qualidade da água nas praias Europeias, temos excelentes notícias para lhe dar: os portugueses têm de facto muita sorte.
De todas as zonas balneares portuguesas, 91,1% foram classificadas com nota positiva por satisfazerem as normas de qualidade mais rigorosas, o que corresponde a um número superior à media europeia (85,1%)
A Comissão Europeia está empenhada em manter a qualidade da água das nossas praias sempre a um nível elevado. Estes estudos são um reflexo dessa mesma preocupação porque se não houver um controlo, não se sabe a quantidade de praias ou lagos contaminados por descargas ilegais/águas residuais que podem dar origem a múltiplas doenças e pôr em risco a nossa saúde.

Se a classificação das águas for medíocre, os países podem desaconselhar ou proibir a prática balnear, o que não agrada a ninguém.
Os portugueses querem ir à praia sem preocupações! É fundamental continuar a haver este tipo de controlo, e que os estados membros se empenhem nesta questão. A sociedade como um todo deve trabalhar para que possamos usufruir de águas balneares limpas quer seja no verão ou no inverno. Afinal de contas, quem é que não gosta de praia?

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho