Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Quinta Pedagógica: “10 anos de projecto educativo”

Uma ideia de humano sem história e sem pensamento?

Ideias Políticas

2014-01-21 às 06h00

Francisco Mota

A Quinta Pedagógica - Centro de Formação e Experimentação Ambiental, do Município de Braga faz hoje 10 anos de existência. Num ambiente único que se estende por dois hectares e meio, a quinta foi recuperada e adaptada aos fins educativo-pedagógicos, cujo público-alvo são as crianças do pré-escolar e os alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Inaugurada a 21 de Janeiro de 2004, por lá passaram mais de 110 mil crianças até hoje, com uma implementação ímpar na nossa região, permite crianças e graúdos desfrutarem de um local onde se podem ouvir os sons e sentir os cheiros do campo, observar várias espécies de animais e experimentar os trabalhos do mundo rural.

Nesta ‘sala de aula a céu aberto’, ressuscita-se as tradições rurais como a vindima, a desfolhada ou o magusto. Este foi um projecto audaz, que deve merecer de todos nós a maior admiração. Ainda assim o potencial da quinta pedagógica ainda se encontra à quem daquilo que deve ser a sua afirmação, não por falta de empenho do seu corpo técnico, mas por falta de vontade política de fazer deste proje-cto educativo uma referência da região e do país.

É necessário olhar para o futuro com maior dinâmica, fazendo da quinta pedagógica uma marca territorial capaz de formar as novas gerações na área do ambiente e do desenvolvimento rural.
Uma vez localizada na parte norte da cidade devemos olhar para este equipamento como o impulsionador do “parque norte” tendo em conta que através da quinta seremos capazes de criar um corredor verde de excelência em Braga, permitindo a população de desfrutar em ambiente urbano de um mundo rural comunitário.

Por outro lado a abertura da quinta a uma maior área de acção fazia com que a sustentabilidade deste projecto fosse mais longe. A fixação do hipismo seria uma das áreas de investimento de sucesso reforçando os eixos de actuação e de formação deste projecto.
A quinta deve ainda ser um maior polo de atracção intergeracional, com a abertura de programas aos mais idosos juntamente com a rede social. O objectivo da realização destas acções será a recriação das tradições, como os afazeres da lavoura, da pecuária, das hortas e ainda o contacto com os animais que permite a descontracção e o reviver de momentos marcantes para todos os avós.

Por último, de referir neste dia de aniversário, que este projecto apenas se mantém vivo graças ao empenho e dedicação de todos os funcionários e voluntários que dão tudo de si à Quinta Pedagógica, bem como a todas as escolas e professores que fazem crescer todos os dias este projecto educativo.
Por todos os que fizeram e fazem este projecto: obrigado!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.