Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Reciclar... bracarenses, Braval e Agere

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Ideias

2017-04-04 às 06h00

Paulo Monteiro

O hábito de reciclar está cada vez mais enraizado nos bracarenses e só em 2016 foram recolhidas 11.518 toneladas de resíduos recicláveis no concelho de Braga.
A informação chegou-nos um destes dia à caixa do correio ao mesmo tempo que recebemos a factura da água. ‘A ter em conta’ é o nome do panfleto que a autarquia inclui na carta da Agere.

E, no verso, tem uma mensagem: “o seu gesto contribuiu para un ambiente mais sustentável, permitindo preservar recursos naturais importantes. O Município de Braga, a Agere e a Braval agradecem a todos os bracarenses pelo seu contributo estando certos que continuarão a valorizar a separação de resíduos”. Transcrevi para este ‘Bom dia’ esta missiva pelo que de positivo tem: o agradecimento. Não é todos os dias que se recebem elogios e os bracarenses merecem-no pelo cada vez mais elevado nível de civismo e consciencialização para com o ambiente.

Já em tempos o administrador da Braval tinha neste jornal referido os números recorde em termos de reciclagem da sua área de intervenção que, além de Braga, inclui mais cinco concelhos (Amares, Vila Verde, Vieira do Minho, Terras de Bouro e Póvoa de Lanhoso). Agora os números do concelho de Braga: foram reciclados 1.957 toneladas de embalagens de plástico e metal (por cada 100 toneladas de plástico enviadas para reciclar evitou-se o consumo de uma tonelada de petróleo.

A reciclagem do alumínio gasta menos 95% da energia comparativamente com a transformação do minério); 4.274 toneladas de vidro (evitou-se o consumo de 5.129 toneladas de matérias-prima) e 5.287 toneladas de papel (o equivalente a 105.740 árvores).
Tudo somado dá: parabéns Braga. Há que continuar no bom caminho!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.