Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Recordar um pequeno passo... para uma grande União Europeia

As Bibliotecas e a cooperação em rede

Ideias

2018-04-18 às 06h00

Paulo Monteiro

Hoje é um grande dia para a União Europeia. Faz 67 anos que se deu o primeiro pequeno (grande) passo para o que actualmente é esta União a 28. Uma união de PAZ, depois de duas horríveis guerras mundiais que devastaram muito países da Europa e que fizeram milhares e milhares de mortes. Em 1951, em Paris, França, Alemanha Federal, Itália, Bélgica e Luxemburgo assinaram o tratado fundador da primeira comunidade europeia, o Tratado do Carvão e do Aço (CECA). Pela primeira vez, seis Estados europeus aceitaram empenhar-se na via da integração. Este Tratado, segundo se lê na página do Parlamento Europeu, permitiu lançar as bases da Comunidade, instituindo um órgão executivo designado Alta Autoridade, uma Assembleia Parlamentar, um Conselho de Ministros, um Tribunal de Justiça e um Comité Consultivo.

Por isso, o Tratado de Paris constituiu o primeiro passo para a integração europeia. Depois vieram os Tratados de Roma, em 1957, que consolidaram os alicerces desta integração e reforçaram a ideia de um futuro comum para os seis países europeus. De acordo com as intenções expressas pelos seus promotores, a criação da CECA constituía apenas uma primeira etapa no sentido de uma Federação Europeia. O mercado comum do carvão e do aço deveria permitir ensaiar uma modalidade susceptível de ser progressivamente aplicada a outros domínios económicos, culminando numa Europa política. Hoje somos cerca de 600 milhões e vivemos em harmonia, em paz e somos invejados por muitos que vivem fora deste espaço de União. Somos responsáveis por 50% da acção social no Mundo. Por isso é bom recordar que tudo começou há 67 anos. Uma memória que temos de manter viva!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

14 Dezembro 2018

Amarelos há muitos...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.