Correio do Minho

Braga, sábado

Reduzir o lixo marinho...

Mobilidade Sustentável

Ideias

2018-05-31 às 06h00

Paulo Monteiro


Os plásticos constituem 85% do lixo encontrado nos mares de todo o Mundo... Plásticos que chegam aos nossos pulmões e à nossa mesa, sob a forma de microplásticos presentes no ar, na água e nos alimentos, sendo desconhecidas as suas implicações para a saúde.
E esta constatação faz-nos criar calafrios e pensar na brutal poluição que existe nos nossos rios, mares e oceanos. Um problema que urge ser resolvido. Por isso, a Comissão Europeia apresentou esta semana uma série de medidas para reduzir essa poluição e que incluem a proibição do uso de plástico em produtos que podem ser substituídos em casos em que existem alternativas facilmente disponíveis e acessíveis em termos de preço. Quando isso acontecer os produtos de plástico descartáveis serão banidos do mercado. A proibição será já aplicada aos cotonetes, talheres, pratos, palhinhas, agitadores de bebidas e paus para balões em plástico, que terão de ser todos fabricados exclusivamente a partir de matérias-primas mais sustentáveis. E mais: as embalagens de bebidas descartáveis feitas de plásticos só serão autorizadas no mercado se as respectivas tampas se mantiverem agarradas à embalagem. Estas são algumas das novas regras que a União Europeia apresentou para reduzir o lixo marinho e que já veio ser elogiada por várias organizações ambientalistas, entre elas, a Quercus que a considerou “um marco de viragem” e que irá contribuir para “uma regulação futura na utilização dos produtos em plástico no geral”.
Excelentes notícias, sem dúvida. Pena é que 93% da população mundial não siga os mesmos passos e não tenha a mesma sensibilidade. Sim porque a União Europeia só representa 7% da população mundial. Somos apenas 500 milhões mas... damos o exemplo. E isso é bom. É excelente!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.