38 anos de Amanhecer
Ideias
2019-03-15 às 06h00
O Reino Unido continua, para já, na União Europeia. E estou convencido de que continuará por muitos e bons anos já que este acaba por ser o desejo da maioria dos britânicos, apesar do referendo realizado a 23 de Junho de 2016 e 51,89% ter decidido pelo ‘Brexit’. Hoje os cenários são diferentes, bem diferentes. Para já, o parlamento britânico aprovou, ontem, por maioria clara, um adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia, tendo como opção uma extensão curta de três meses ou um prolongamento maior.
A extensão só é possível se os restantes 27 Estados-membros aceitarem e o pedido deverá ser analisado no Conselho Europeu em Bruxelas, de 21 e 22 de Março, o qual incluiu na agenda discutir os últimos desenvolvimentos sobre o ‘Brexit’. Ora, na moção que apresentou para votação ontem, o governo propõe pedir à União Europeia uma “prorrogação técnica curta e limitada” de três meses, até 30 de Junho, necessária apenas para passar a legislação necessária caso o parlamento aprove um acordo até quarta-feira, 20 de Março, véspera do Conselho Europeu. Mas será que isso vai acontecer? Estou convencido que não. O mais certo é existir um prolongamento maior, tal como já foi aprovado, também, ontem. Mas isso significa que... qualquer prorrogação para além de 30 de Junho exige que o Reino Unido realize eleições para o Parlamento Europeu em Maio, acompanhando todos os outros 27.
Os próximos dias continuarão a dar-nos mais notícias do Reino Unido e de Bruxelas, mas continuo firmemente convicto de que, no final, tudo continuará na mesma e a União Europeia continuará a ser forte a 28...
18 Janeiro 2021
17 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário